Esta possibilidade foi analisada esta segunda-feira entre a equipa camarária liderada por Jassira Monteiro, e embaixadora da República Federal da Alemanha acreditada em Cabo Verde, Julia Monar, no âmbito da sua visita a este município santiaguense para inaugurar um microprojecto de construção de um reservatório de água em Chã de Lagoa e cisternas familiares em Travessa Baixo e Ribeirão Carriço, co-financiados por este país europeu.
À Inforpress, o vereador da Economia Local da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jacinto Horta, adiantou que, além de analisarem a possibilidade de cooperação e financiamento de projectos comunitários, fizeram o balanço dos projectos já financiados pela Embaixada da Alemanha em Cabo Verde.
E tendo em conta que, segundo o autarca, a Embaixada da Alemanha em Cabo Verde tem aberto concurso para financiar projectos, a edilidade santa-catarinense vai submeter os projectos comunitários, sobretudo nas áreas de mobilização de água, sociais e infra-estruturas.
Sobre os referidos projectos comunitários a serem submetidos, Jacinto Horta garantiu que já estão elaborados para serem financiados, aliás, notou que os mesmos foram apresentados hoje no encontro entre a equipa camarária e a delegação da Embaixada de Alemanha em Cabo Verde.
Relativamente ao novo reservatório comunitário com capacidade para receber 30 metros cúbicos de água, lembrou que foi projectado por três associações comunitárias da Ribeira dos Engenhos, nomeadamente ADCCLE, Agroaricabom e AgroTravi, e contou com o financiamento da embaixada daquele país europeu, no montante de 15.000 euros (1.644,50 ECV), e co-financiado pela câmara de Santa Catarina, no montante de 517 contos.
Acrescentou que o referido projecto contempla ainda cinco cisternas familiares com capacidades para receber 12 metros cúbicos, sendo três em Travessa Baixo e dois em ibeirão Carriço.
Além de inaugurar o microprojecto em Santa Catarina, nos quatro dias de visita, a também embaixadora da República Federal da Alemanha em Portugal, com residência em Lisboa, vai estar entre as ilhas de Santiago e São Vicente para, de entre outros pontos, discutir uma possível cooperação no domínio da formação profissional e apresentar o Prémio Franco-Alemão para os Direitos Humanos e o Estado de Direito 2022.
A embaixadora Julia Monar fez a sua primeira visita oficial a Cabo Verde em Setembro de 2022 com a entrega das cartas credenciais ao Presidente da República, José Maria Neves, e encontros com vários membros do Governo, incluindo o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
A Semana com Inforpress