INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Coreia do Norte: Irmã de Kim Jong-Un infetado de Covid-19 ameaça Coreia do Sul 25 Agosto 2022

Kim Yo-Jong dirigiu — no mesmo dia em que declarou a vitória de Pyongyang sobre a doença do coronavírus — a acusação à vizinha Coreia do Sul de ter provocado a epidemia de Covid-19 na Coreia do Norte e ameaça com represálias por esse "crime contra a humanidade". Os vídeos do evento, deste fim de semana, mostram a comoção na audiência do discurso da influente irmã do presidente norte-coreano Kim Jong-Un.

Coreia do Norte: Irmã de Kim Jong-Un infetado de Covid-19 ameaça Coreia do Sul

A ’número 2’ norte-coreana, Kim Yo-Jong, tem surgido como a autoridade norte-coreana que vocaliza as medidas de represália contra o país-irmão-inimigo do Sul.

Perante as manobras militares em Seul, aliada de Washington num mundo ainda bipolar, a Kim Yo-Jong tem vindo a repetir que qualquer ação militar sul-coreana irá causar "um terrível desastre, inimaginável".

Foi assim em agosto do ano passado quando a tensão esteve no máximo. Kim Yo-Jong classificou como "iníqua ameaça" a afirmação do ministro da Defesa da Coreia do Sul, que horas antes dissera que o governo sul-coreano "tem capacidade para lançar mísseis de precisão contra a Coreia do Norte".

"Ele ousa ameaçar com "um ataque preventivo" um país "com armas nucleares.

A diplomacia dos Estados Unidos veio mais uma vez apelar ao "diálogo entre os líderes" das duas Coreias. Kim e Moon nos seus encontros, a dois ou intermedidados pelos EUA, prometem a paz, mas a desnuclearização do Norte é o busílis da questão.

Dinastia? Em 2014 Kim promoveu a sua única irmã, Yo-Jong, a diretora-adjunta do departamento de Informação do Partido Trabalhista. Desde então que a filha de Kim Yong-Un se perfila como a possível segunda figura política da república comunista fundada pelo avô Kim Il-Sung, em 1948.

Fontes: CNN/NBCN/Le Monde/ Washington Post/... Relacionado: Coreias: Kim e Moon apertam mãos — Euforia global...’déjà-vu’, 28.abr.018.Coreia do Norte "atacará com armas nucleares se Sul atacar", diz Kim Yo-Jong, 06.abr.022; Coreias-Norte vs. Sul: Kim Yo-Jong não tem medo de "dar soco na mesa", 17.jun.020; Coreia do Norte: Quem substitui Kim Jong-Un? Kim Yo-Jong, 27.abr.020; Kim Yo-Jong avisa sobre "ameaaça maior" após exercícios conjuntos EUA-Coreia do Sul, 11.ago.021. Fotos (Kyodo): Pyongyang este mês deixou cair as máscaras anti-Covid.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project