INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Coreia do Norte: União Europeia revela estar em negociações secretas para a desnuclearização 30 Mar�o 2018

Coreia do Norte: União Europeia revela estar em negociações secretas para a desnuclearização

O grupo, liderado pelo eurodeputado britânico Nirj Deva, reuniu-se em Bruxelas com funcionários destacados da Coreia do Norte. O eurodeputado afirmou que em três anos tiveram lugar 14 encontros.

Os encontros incluíram reuniões com representantes sul-coreanos. E a decisão de as revelar surge após a Casa Branca anunciar que o presidente Trump se prepara para conversações com o líder norte-coreano, Kim Jong-Un — uma abertura propiciada por ocasião dos Jogos Olímpicos de Inverno na Península Coreana.

Sobre a razão para a Europa manter estas negociações secretas, o eurodeputado Nirj Deva explica: "Trata-se do maior armistício da história humana, 64 anos. E sabia que os norte-coreanos andam a pedir este tratado de paz há 64 anos? E ninguém lhes deu, ou ninguém se quer sentar à mesa com eles para falar sobre a paz".

O eurodeputado adianta que ele e os colegas da delegação do Parlamento Europeu para as Relações com a Península Coreana "de há muito defendem o diálogo sem condições prévias" para terminar com a ameaça nuclear vinda da Coreia do Norte.

"Vou continuar e em breve deslocar-me-ei à Coreia do Norte. O que podemos fazer é atuar enquanto facilitadores, utilizar a nossa experiência e conhecimento deste lugar, o Parlamento Europeu, um local dedicado à paz e ao fim da guerra, e utilizar este conceito para se alcançar um compromisso. Este é o local ideal, não há outro local igual no mundo", disse em conferência de imprensa à margem da sessão plenária desta quarta-feira, no Parlamento em Estrasburgo. Fonte: Euronews.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project