INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Coreias-Norte vs. Sul: Kim Yo-Jong não tem medo de "dar soco na mesa" 17 Junho 2020

A irmã do Líder Supremo fez no domingo, 13, uma advertência a Seúl sobre o corte de relações bilaterais — com a ameaça de fechar a representação diplomática e unidade industrial simbólica da reunificação e reconciliação. A vice-presidente da informação (é a terceira figura de poder na Coreia do Norte) acusa a Coreia do Sul de "frouxidão" no modo como trata os ativistas e "cães traidores" — como ela apodou os norte-coreanos refugiados no país vizinho que lançam mensagens hostis a Kim em sobrevoos de balões na fronteira entre as duas Coreias. As autoridades sul-coreanas concordam com Yo-Jong e prometem novas leis.

Coreias-Norte vs. Sul:  Kim Yo-Jong não tem medo de

Uma fonte na presidência da Coreia do Sul afirmou: "Esses balões prejudicam e em nada beneficiam as relações bilaterais". Daí a promessa de que "o governo vai criar novas leis para banir os protestos" hostis ao Supremo Líder norte-coreano.

As já famosas "mensagens de balão" consistem em folhetos lançados a partir da fronteira entre as duas Coreias, os quais expõem a violação dos direitos humanos e a continuada nuclearização no país liderado pelo terceiro da dinastia Kim.

A crescente atribuição de responsabilidades a Kim Yo-Jong — que se perfila como a possível segunda figura política da república comunista fundada pelo avô Kim Il-Sung, em 1948 — atingiu um novo ponto máximo esta semana.

Os politólogos ouvidos pela imprensa de referência analisam que "a princesa Yo-Jong", como a tratava o pai, fala pela primeira vez em nome próprio e não como a porta-voz do irmão, o Supremo Líder.

Recorde-se que há menos de três meses, a imprensa internacional a dava como a mais provável substituta de Kim John-Un. Um cenário reforçado pela saúde periclitante do Líder Supremo, que sofre de obesidade e é grande fumador — tudo o que Yo-Jong não é.

Fontes: Korea Times/ BBC/Le Monde/. Relacionado: Coreia do Norte: Quem substitui Kim Jong-Un? Kim Yo-Jong, 27.abr.020. Fotos (KCNA/AP): Kim Yo-Jong. A cavalgar com a tia, que é tida como a figura tutelar dos dois sobrinhos mais novos, depois de o ter sido de Kim Jong-Il..

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project