NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Coreógrafa Clara Andermatt dá formação aos bailarinos da Raiz di Polon 09 Maio 2009

A coreógrafa portuguesa Clara Andermatt estará nas próximas duas semanas em Cabo Verde para dar formação aos bailarinos da companhia de dança Raiz di Polon, orientando um workshop de movimento e de criação coreográfica. A formação culmina com uma apresentação informal ao público, no dia 16.

Segundo a nota do CCP, responsável por trazer a Cabo Verde a coreógrafa, retoma-se, desta forma, um contacto que remonta a 1994, através do projecto de formação e espectáculo “Dançar Cabo Verde”, de Clara Andermatt e Paulo Ribeiro. Nos anos seguintes foi mantido entre os dois agentes um trabalho regular de criação e promoção de dança contemporânea cabo-verdiana.

Para além do “Dançar Cabo Verde”, preconizaram também uma série de residências e projectos como o CV Sabe e Anomalias Magnéticas (1995), Uma História da Dúvida (1997) e o concerto encenado Dan Dau (1999).

Considerada uma das pioneiras do movimento da nova dança portuguesa, Clara Andermatt pauta o seu trabalho pela pluridisciplinaridade, radicada na sua convicção de que o cruzamento de diferentes linguagens, metodologias e técnicas enriquece o universo da criação contemporânea em geral e da linguagem coreográfica em particular.

Ao longo da sua carreira, Clara Andermatt, foi distinguida com diversos prémios: 1989 - 1º Prémio do III Certamen Coreográfico de Madrid com a coreografia En-Fim; 1992 – Menção Honrosa do Prémio Acarte/Madalena Perdigão da Fundação C. Gulbenkian com a coreografia Mel; 1994 - em conjunto com o coreógrafo Paulo Ribeiro, é distinguida com o Prémio Acarte/Madalena Azeredo Perdigão da Fundação C. Gulbenkian com a obra Dançar Cabo Verde; 1999 - Prémio Almada, atribuído pelo Ministério da Cultura, pela obra Uma História da Dúvida, também eleita Espectáculo de Honra do Festival Internacional de Almada.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project