INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Correio bloqueado por Israel para controlo desde 2010 começa a chegar à Palestina 25 Agosto 2018

São mais de dez toneladas de envelopes e pacotes enviados do estrangeiro para os territórios ocupados da Cisjordânia, desde 2010, que ainda não chegaram ao destinatário.

Correio bloqueado por Israel para controlo desde 2010 começa a chegar à Palestina

Israel controla tudo quanto chega à Palestina e foi assim que encomendas, que vão desde medicamentos a cadeiras de rodas, foram bloqueadas durante os últimos oito anos, ‘por razões de segurança’, até que este mês as autoridades chegaram a acordo para libertar o correio e fazê-lo chegar aos seus destinatários, como anunciaram na terça-feira, 14.

Os correios palestinos estão a trabalhar a todo o gás para conseguir fazer o encaminhamento das dez toneladas de correio – não só cartas mas pacotes de encomendas de todo o tipo. A tarefa é colossal e deve demorar algumas semanas, como prevê Ramadan Ghazawi (foto), do centro de triagem em Jericó responsável pela distribuição.

O serviço de correio previne-se contra as reclamações, esperáveis, dos donos dos artigos em mau estado, como Ghazawi referiu à AFP. O serviço vai incluir uma nota aos destinatários, a explicar que a culpa não é do correio em Jericó mas sim das autoridades israelitas.

Economia da Palestina: sem passagem nem circulação

A falta de liberdade de movimento é um handicap na economia dos territórios da Cisjordânia ocupada por Israel desde 1967. Mais de cinquenta anos de um problema que os ‘media’ tendem a ver como um problema atual.

Fontes: AFP/Haaretz/Times of Israel. Foto (captura de ecrã): O que faria, leitor/a, ao receber o seu correio deteriorado, oito anos depois?

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project