Costa era outro: Transcrição de escutas levou MP a trocar nomes atribuindo ao PM o que era do ministro da Economia
O MP enganou-se na transcrição de uma escuta que comprometeria o primeiro-ministro, António Costa. A notícia foi este domingo inicialmente avançada pela CNN Portugal e em seguida confirmada pela SIC.
Numa conversa, Diogo Lacerda Machado faz uma única referência ao "António Costa", mas estaria, na verdade, a falar em António Costa Silva, ministro da Economia.
A escuta da chamada dada como prova na investigação indica que o advogado Afonso Salema terá sugerido a Lacerda Machado que fale com alguém dentro do governo para pedir à Comissão Europeia uma alteração dos códigos de atividade económica para os data centers.
O advogado terá garantido que, se a questão fosse responsabilidade das Finanças, falaria com Fernando Medina. Se fosse uma questão a tratar com o Ministério da Economia, então tentaria fazer chegar o assunto diretamente a António Costa Silva.
António Costa é visado, soube-se terça-feira, na investigação autónoma do MP no Supremo Tribunal de Justiça, após o seu nome surgir como tendo intervindo para desbloquear procedimentos nos negócios investigados, designadamente, que houve intervenção do primeiro-ministro na aprovação de um diploma favorável aos interesses da empresa Start Campus.
O MP reconheceu o erro durante os interrogatórios judiciais que terminaram no sábado à noite.
...
Fontes: CNN/SIC/TSF/RR/RTP/... Fotos: António Costa demitiu-se na terça-feira. Fotos: O Presidente Marcelo deu posse em 2018 à Procuradora-Geral da República, Lucília Gago. A PGR — a mais elevada autoridade da Justiça — é hoje, aos 67 anos, responsável pelo MP que investiga o primeiro-ministro demissionário há seis dias. Isaltino Morais presidiu à sessão solene da Assembleia Municipal de São Vicente, que em abril comemorou os 144 anos da cidade do Mindelo geminada com Oeiras.