SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covi-19/Fogo: Alunos de uma segunda turma da escola secundária Dr. Teixeira de Sousa em isolamento domiciliar 12 Outubro 2020

Os alunos de uma turma do 7º ano da escola secundária Dr. Teixeira de Sousa, foram avisados este domingo para permanecerem em casa, aguardando respostas de testes na sequência do caso positivo de um colega de turma.

Covi-19/Fogo: Alunos de uma segunda turma da escola secundária Dr. Teixeira de Sousa em isolamento domiciliar

Segundo escreve a Inforpress, a escola foi notificada no final da tarde de sábado do resultado positivo do teste PCR da covid-19 do aluno do 7º ano pela delegacia de Saúde de São Filipe, que no domingo, juntamente com a direcção da escola, fez o levantamento de todos os contactos dos alunos para avisá-los para permanecerem em casa.

A secretária da escola Dr. Teixeira de Sousa, Joaquina Rodrigues, avança a fonte, salientou que a delegacia de Saúde prometeu que ainda no domingo, 11, iria começar a fazer recolha, nos domicílios dos alunos, de amostras para a realização de testes PCR e, por isso, os mesmos têm de permanecer em isolamento domiciliar e só regressam às aulas após a saída dos resultados.

Este é o terceiro caso positivo registado na escola secundária Dr. Teixeira de Sousa, no presente ano lectivo.

O primeiro foi um aluno do 12º ano que já recuperou e regressou na semana passada às aulas, o segundo caso foi um aluno do 9º ano e que os colegas estão em isolamento domiciliar aguardando pelas respostas dos testes PCR, e o terceiro é o aluno do 7º ano, notificado no último sábado.

Joaquina Rodrigues, prossegue a fonte, indicou que o procedimento para este último caso é igual aos dois casos anteriores, a suspensão das aulas na turma, desinfecção da sala e realização de testes em todos os alunos da turma.

Segundo a mesma, a recomendação dos ministérios da Saúde e da Educação é que as escolas só podem ser fechadas caso ocorrer mais de dois casos positivos numa sala, observando que como o foco de transmissão neste momento não é na escola, mas na comunidade, não há necessidade, por enquanto, de fechar a escola no seu todo, escreve Inforpress.

Segundo a mesma fonte, a direcção da escola reafirma que o tempo de convivência entre os alunos é praticamente inexistente como nos moldes anteriores, já que as aulas presenciais são mais reduzidas, os intervalos são de cinco minutos e os alunos praticamente não abandonam as salas, há o distanciamento necessário e com um aluno por carteira e com uso obrigatório de máscaras, lavatório à entrada dos edifícios, razão pela qual a probabilidade de transmissão é baixa.

Neste momento, a ilha do Fogo tem 262 casos acumulados de covid-19, sendo 168 nos Mosteiros, 83 em São Filipe, e 11 em Santa Catarina, com um total de quatro óbitos, distribuídos pelos municípios dos Mosteiros (01), Santa Catarina (01) e São Filipe (02).

Cabo Verde contabiliza 1.014 casos activos, 5.981 casos recuperados, 75 óbitos e dois transferidos, perfazendo um total de 7.072 casos positivos acumulados.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project