REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19: Ataca também o sistema cardiovascular, forma coágulos, daí a maior letalidade 25 Abril 2020

O diagnóstico do coronavírus complica-se com a constatação feita por vários médicos de que os casos mais graves acompanham-se, além de problemas respiratórios, de problemas no sistema cardiovascular, que atacam não apenas os pulmões mas também os rins, o fígado, o coração, o cérebro.

Covid-19: Ataca também o sistema cardiovascular, forma coágulos, daí a maior letalidade

A hipótese de que uma das causas da grande letalidade do coronavírus está ligada a tromboses — "não é pneumonia, é coagulação intravascular disseminada" — tinha já sido colocada por médicos em Itália. No país europeu com mais óbitos, as autópsias aos falecidos por coronavírus começaram a revelar que as causas eram mais variadas e complexas.

Mas o destaque foi dado ontem (5ªfª, 22) ao relatório dum médico-cirurgião de Atlanta, Alan Coopersmith, que fez soar o alarme para um eventual erro de diagnóstico sobre o coronavírus como doença respiratória.

O relatório, baseado em discussões em grupo de médicos de vários hospitais, refere a presença de coágulos na maior parte dos pacientes.

Diagnóstico revisto, terapêutica a rever

Portanto, a maneira de combatê-lo é com "antibióticos, anti-inflamatórios e anticoagulantes", propõe o médico-cirurgião de Atlanta.

Perguntas que pedem resposta urgente:

Os tão reclamados ventiladores em elevado número serão mesmo necessários?

Será necessária a corrida para ter UCIs, unidades de cuidados intensivos, para responder aos doentes do novo coronavírus?

Fontes: Washington Post/Corriere.it

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project