POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19: Autarcas de Santa Catarina e Tarrafal acreditam que visita do PR vai aumentar a adesão à vacinação 11 Novembro 2021

José Maria Neves, que escolheu a Região Sanitária Santiago Norte (RSSN), mais concretamente Santa Catarina e Tarrafal, para a sua primeira visita como novo chefe de Estado, após dois dias no cargo, assegurou aos jornalistas que a sua presença nessa região é precisamente para mobilizar as pessoas para participarem na vacinação, particularmente os jovens.

Covid-19: Autarcas de Santa Catarina e Tarrafal acreditam que visita do PR vai aumentar a adesão à vacinação

Para a chefe do executivo municipal de Santa Catarina, Jassira Monteiro, a visita do PR vai aumentar adesão à vacinação por parte dos jovens e melhorar a taxa de vacinação, até porque, lembrou , o chefe de Estado deixou claro no seu discurso e mensagem que vai exercer a sua influência para tal.

Entretanto, assegurou que o município que dirige tem feito e está a fazer a sua parte para aumentar a taxa de vacinação, adiantando que no âmbito das festividades do Dia do Município de Santa Catarina, a assinalar-se a 25 de Novembro próximo, estão agendado um conjunto de actividades culturais e desportivas para fazer com que os jovens possam aderir à vacinação.

É que, segundo ela, só vão frequentar tais actividades, sobretudo o festival de música “Nha Santa Catarina, aprazado para 20 de Novembro, destaque da festa, quem apresentar certificado ou cartão de vacinação.

Relativamente à visita do PR, a autarca mostrou-se “extremamente feliz” pelo facto de José Maria Neves ter escolhido o município que dirige para efectuar sua primeira visita, e diz entender que foi um sinal de “discriminação positiva” dado pelo mais lato magistrado da Nação, por ela ser a única mulher a dirigir uma autarquia no País.

Não obstante, segundo ela, José Maria Neves ser Presidente de todos os municípios, na sua opinião fez todo o sentido a escolha de Santa Catarina, por ser sua terra natal.

Na ocasião, avançou que convidou o Presidente da República para participar nas festividades do Dia do Município de Santa Catarina, e que este aceitou, caso estiver em Cabo Verde.

Na mesma linha de ideias, o presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, José dos Reis, disse acreditar que a visita de cortesia realizada pelo PR, que esteve acompanhado do ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, é um “sinal claro” que se deve fazer um “grande djunta-mon” (junta mão) para que a taxa da vacinação melhore a nível da RSSN, em particular no município que dirige.

E tendo em conta que a pandemia é transversal a todos, acrescentou que o chefe de Estado quis dar um “sinal claro” que tanto a nível da RSSN e do Tarrafal podem contar com ele nesse processo de vacinação.

“(…) Desde logo, contamos com a influência do Presidente da República para fazermos um trabalho na própria comunidade, sensibilizado e mobilizando a juventude, porque queremos muito rapidamente vencer esta luta e retomar a normalidade para que efectivamente posamos ganhar espaço para fazermos um trabalho de ‘djunta-mon’ para o crescimento do município e do País”, concluiu.

A visita do novel Presidente da República tanto em Santa Catarina e Tarrafal ficou marcado por aplausos, acenos e abraços dos populares que o aguardavam nos locais visitados, gestos que “dão animo e confiança” ao novo Presidente da república.

Neste momento, Cabo Verde conta com um total de 38.279 casos positivos acumulados, dos quais 349 resultaram em óbito, 37.838 foram dados como recuperados e há 67 casos activos. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project