DIÁSPORA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19 : Basquetebolista Jorge Duarte entre 30 mortos por coronavírus nos EUA 25 Abril 2020

O número total de nacionais vítimas de novo coronavírus nos EUA aproxima - se de 30 pessoas, segundo revelou, hoje, o Cônsul de Cabo Verde naquele país norte-americano. Um deles é o antigo basquetebolista internacional cabo-verdiano Jorge Duarte, 57 anos, que faleceu, esta quinta-feira, nos Estados Unidos da América, país onde residia há muitos anos, vítima da pandemia da Covid-19.

 Covid-19 : Basquetebolista Jorge Duarte entre  30 mortos por coronavírus nos EUA

Segundo o Cônsul Hermínio Moniz em declarações à RCV, a maioria dos cerca de 30 mortos por Covid -19, registados nos EUA, é da cidade de Brockton, onde reside o maior número de cabo-verdianos. Moniz afirmou que a situação da propagação do vírus no seio da comunidade radicada na cidade de Brockton é a que mais preocupa as autoridades cabo-verdianas. Descreve que a maior parte dos cabo-verdianos trabalha em sectores de actividades considerados essenciais e que por isso não pode ficar confinada em casa. Uma situação que, segundo a mesma fonte, propícia o aumento de casos de infeção.

Segundo revelou ainda aquele diplomata em declarações à RCV, regista-se pelo menos 200 infetados por Covid-19 no seio da comunidade cabo-verdiana radicada nos Estados Unidos da América. Uma cifra duas vezes superior da que se regista em cabo Verde, que tem ainda 88 casos positivos.

De entre as vítimas de novo coronavírus nos EUA, está uma figura desportiva muito conhecida. Trata-se de Jorge Duarte, que se destacou, segundo a Inforpress, no mundo do desporto, particularmente do basquetebol , nas décadas 80/90. Primeiramente ao serviço da equipa do Bairro Craveiro Lopes e, posteriormente, do Granada, uma outra agremiação erguida nesses tempos no bairro emblemático da Cidade da Praia.

Segundo a mesma fonte, outrora jogador dotado de grande poder de elevação, com precisão nos passes, Jorge sabia tirar proveito da sua boa altura para levantar a plateia com os seus cestos, tendo marcado a sua época como basquetebolista nestas ilhas, numa altura que o BBKN (nome como era oficialmente conhecido o basquetebol do Bairro) e o Seven Stars dominavam esta modalidade em Cabo Verde.
Com a sua arte e mestria ajudou as equipas do Bairro Craveiro Lopes a conquistar campeonatos regionais e de Cabo Verde.

Além das outras vítimas referidas, a notícia da morte de “Jorge” deixou, prossegue a Inforpress, enlutada a comunidade cabo-verdiana em Massachusetts e no Bairro Craveiro Lopes, na Cidade da Praia.

Personalidade de fino trato, enraizado no seio de uma família estimada, Jorge Duarte afigura-se entre os cerca 30 cabo-verdianos que, segundo o Cônsul de Cabo Verde nos EUA, já perderam a vida nos Estados Unidos por causa da pandemia do novo coronavírus naquele pais norte-americano. O país endereça sentidas condolências às famílias de todas as vítimas do Covid-19 nos EUA.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project