ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19/Boa Vista: Presidente da câmara municipal é a favor da prorrogação do estado de emergência 01 Maio 2020

O presidente da Câmara Municipal da Boa Vista (CMBV) é a favor da prorrogação do estado de emergência, que termina às 24:00 do dia 02 de Maio e que se aguarda até sexta-feira pela decisão do Presidente da República para a sua renovação ou não.

Covid-19/Boa Vista: Presidente da câmara municipal é a favor da prorrogação do estado de emergência

Segundo o edil boa-vistense, José Luís dos Santos, já manifestou esta opinião ao Presidente da República que se encontra reunido com o Governo para avaliar o estado de emergência e a possibilidade da sua prorrogação ou não, nas ilhas de Santiago, Boa Vista e São Vicente.

“Responsavelmente nós não podemos pronunciar sobre a suspensão da medida do estado de emergência decretada pelo Presidente da República, mas sim somos a favor da sua prorrogação”, opinou o edil, alegando o contexto da ilha da Boa Vista, atendendo à situação em que, neste momento, há várias pessoas em isolamento que foram diagnosticadas com covid-19 além de outras várias a aguardar resposta dos exames.

O presidente da CMBV argumenta ainda esta opinião, com base no facto de se constatar diariamente que grande parte da população não tem cumprido as medidas de prevenção do novo coronavírus.

Por isso, no seu entender, “se se suspender estas medidas a situação poderá piorar”.

“Queremos jogar pelo seguro, que o estado actual deve ser prorrogado. Naturalmente todos estão ansiosos para retomar uma vida normal, mas nestas circunstâncias há que se manter o estado de emergência para evitar o recrudescer das situações”, disse José Luís dos Santos.

Por isso, o edil frisou que “é necessário retomar a vida normal”, mas, ressalva “que seja de forma responsável, para que não haja um regresso à situações difícil, de que ainda não se está totalmente livre”.

“Deve-se infelizmente renovar a medida de excepção que o Presidente da República decretou recentemente”, repetiu o edil.

Já sobre as possíveis datas para a prorrogação do estado de emergência, o presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, José Luís Santos disse que “as entidades da saúde poderão pronunciar melhor”, tendo em conta que, ao seu ver, “têm mais elementos que os possibilitam fazer esta análise”.

O Presidência da República encontra-se reunido, no Palácio Presidencial, com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, o ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, o ministro da Administração Interna (por vídeo-conferência a partir da ilha da Boa Vista), e o director nacional da Saúde, Artur Correia, para avaliar o estado de emergência e a possibilidade da sua prorrogação ou não, nas ilhas de Santiago, Boa Vista e São Vicente.

Para além do Governo, o Presidente da República tem auscultado outras entidades, com o mesmo objectivo, para, na sexta-feira, 01 de Maio, fazer uma declaração à Nação sobre a prorrogação, ou não.

Cabo Verde regista 116 casos de covid-19, distribuídos pelas ilhas de Santiago (60), da Boa Vista (52) e de São Vicente (um).

Destes casos testados positivos há a registar dois doentes recuperados e uma morte, um cidadão inglês de 62 anos. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project