CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19/Boa Vista: Única farmácia da ilha sem equipamento de protecção e produtos de desinfecção 11 Maio 2020

A única farmácia da Boa Vista não tem disponíveis materiais de protecção, como másscaras e de desinfecção, como álcool gel para compra, dificuldade que vem enfrentando esporadicamente desde o inicio da pandemia na ilha.

Covid-19/Boa Vista: Única farmácia da ilha sem equipamento de protecção e produtos de desinfecção

A Inforpress contactou a única farmácia da ilha, situada na cidade de Sal Rei, onde deu conta que não há materiais de protecção, com máscaras, e de desinfecção, como álcool e álcool-gel.

Aliás, este é um problema que este estabelecimento farmacêutico vem enfrentando desde o inicio da pandemia. A partir do dia 25 de Maio, existe a obrigatoriedade do uso de máscaras.

Neste sábado, à porta da farmácia, havia algumas pessoas à procura dos materiais ou indagando para quando haverá a disponibilidade destes dispositivos de protecção.

Segundo informações avançadas à Inforpress por uma das colaboradoras, encontram-se disponíveis somente luvas, indicando não há previsão para quando a farmácia poderá vir a receber os materiais de protecção e de desinfecção, em falta no estabelecimento.

A mesma fonte disse ainda que se aguarda a chegada dos materiais de protecção para breve, tendo em conta que a Emprofac recebeu hoje estes equipamentos.

Um voo sanitário, sob a responsabilidade da Emprofac, aterrou hoje no aeroporto internacional Nelson Mandela, na Cidade da Praia, com equipamentos de protecção individual e medicamentos, orçados em 1 milhão e 200 euros.

O voo, proveniente da China, chegou com 1 milhão, 410 mil máscaras cirúrgicas, 16.000 testes rápidos, 2.500 viseiras de protecção, batas, sapatos de cobre e medicamentos de frio.

No total, Cabo Verde já registou 236 casos da covid-19 desde que o primeiro doente foi diagnosticado, em 19 de Março, distribuídos pelas ilhas de Santiago (177), Boa Vista (56) e São Vicente (03, todos recuperados).

Destes casos testados positivos há a registar 56 recuperados (46 da Boa Vista, sete na Praia e três em São Vicente) e duas mortes – um cidadão inglês de 62 anos que se encontrava de férias na ilha da Boa Vista, e uma idosa de mais de 90 anos do concelho da Praia.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou cerca de 271 mil mortos e infectou mais de 3,8 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Mais de 1,2 milhões de doentes foram considerados curados. C/Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project