Em comunicado citado pela Lusa, o Ministério da Saúde e da Segurança Social informou que os laboratórios de virologia analisaram uma total de 471 amostras nas últimas 24 horas, tendo registado 80 novos doentes de covid19.
A maioria dos novos casos foi diagnosticado em São Filipe (50), na ilha do Fogo, onde a situação continua altamente crítica, mas cuja ação do governo é ainda pouco sentida no concelho. Logo a seguer está ilha de São Vicente com 12 casos e a cidade da Praia com 11 novos infetados.
Os restantes casos foram notificados em Santa Catarina (5) e Mosteiros (1), na ilha do Fogo, e São Salvador do Mundo, em Santiago, também com mais um caso.
Conforme a mesma fonte, as autoridades de saúde de Cabo Verde registaram mais um óbito por causa da doença, desta vez em Santa Catarina de Santiago, elevando para 101 o número de mortes no país associados à doença.
Também mais 21 pessoas tiveram alta, passando o país a ter um total de 8.738 casos considerados recuperados.
Segundo ainda a Lusa, do total de 9.499 casos positivos acumulados desde 19 de março, o país continua com dois doentes transferidos para os seus países e tem neste momento 658 casos ativos.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.263.890 mortos em mais de 50,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.