ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19: Cabo Verde faz manutenção em laboratório e não realiza testes no fim de semana 18 Maio 2020

As autoridades de Cabo Verde não realizaram testes do novo coronavírus no país no fim de semana porque os equipamentos do Laboratório de Virologia encontram-se em manutenção, anunciou hoje o Ministério da Saúde e da Segurança Social.

Covid-19: Cabo Verde faz manutenção em laboratório e não realiza testes no fim de semana

“O Ministério da Saúde e da Segurança Social vem por este meio informar que, por razões técnicas, não foram realizados exames no laboratório de virologia durante o fim de semana. Os equipamentos encontram-se em manutenção e estão a ser envidados esforços para, ainda hoje, haver algum resultado”, informou o Ministério cabo-verdiano, em comunicado citado pela Lusa

Na nota, o ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, garantiu que assim que possível, serão divulgados os resultados dos exames.

Enquanto isso não acontece, disse que os serviços de saúde cabo-verdianos já têm indicações para manterem todos os casos suspeitos em isolamento.

“E todas as pessoas que estão em quarentena, deverão cumprir as orientações das Delegacias de Saúde, nomeadamente a permanência no domicílio, o distanciamento físico, a utilização de máscaras e a lavagem frequente e regular das mãos com água e sabão”, recomendou.

Quanto aos testes rápidos, o Ministério da Saúde indicou que “poderão ser aplicados em situações específicas”, refere a Lusa.

Cabo Verde regista um acumulado de 328 casos de covid-19, distribuídos pelas ilhas de Santiago (269), Boa Vista (56) e São Vicente (03, todos recuperados), três óbitos e 85 doentes recuperados.

Dois turistas estrangeiros infetados regressaram ainda em março aos países de origem.

Assim, permanecem ativos em Cabo Verde, em isolamento, 238 casos, mas mais de 75% dos infetados estão assintomáticos.

A Praia continua a concentrar cerca de 80% dos casos da doença em Cabo Verde, com 233 ativos, de um total acumulado de 262.

Em África, há 2.764 mortos confirmados, com mais de 84.500 infetados em 54 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou perto de 315 mil mortos e infetou mais de 4,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 1,7 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China, conclui a Lusa.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project