ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19: Cabo Verde regista 101 novos casos e 15 recuperados nas últimas 24 horas 27 Dezembro 2021

O Ministério da Saúde informou hoje que Cabo Verde registou 101 casos positivos de covid-19 e 15 recuperados da doença nas últimas 24 horas e que o País conta com um total de 37.173 infecções notificadas.

Covid-19: Cabo Verde regista 101 novos casos e 15 recuperados nas últimas 24 horas

Falando na habitual conferência de imprensa para fazer o ponto de situação da pandemia em Cabo Verde, o director nacional da Saúde, Jorge Noel Barreto, começou, segundo a Lusa, por dizer que nas últimas 24 horas foi recebido o resultado de um total de 1.516 amostras que permitiu identificar 101 casos, que representam uma taxa de positividade de 6,7%.

Esses casos novos, segundo relatou, estão divididos por Praia (33), São Domingos (um), Santa Catarina (cinco), Tarrafal de Santiago (um), São Miguel (um), Santa Cruz (três), Mosteiros (quatro), Ribeira Grande de Santo Antão (13), Paul (um), Porto Novo (cinco), Sal (20), Boa Vista (sete) e Maio (sete).

Em termos de casos activos, informou este responsável que neste momento há um acumulado de 609, que representa 1,6% do total de casos por SARS-CoV-2 já identificados no País.

Quanto a casos suspeitos, as autoridades sanitárias receberam a notificação de um total de 57 “distribuídos” por Santa Catarina (sete), São Miguel (10), Santa Cruz (cinco), São Lourenço dos Órgãos (cinco) e Sal (30).

Segundo a mesma fonte, foram noticiadas ainda mais 15 altas, sendo cinco na Praia, um em Ribeira Grande, cinco em Porto Novo, dois no Sal e dois em Ribeira Brava. Neste momento o País tem um acumulado de 38.187 pessoas que já tiveram alta e representa 97,5% do total de casos de covid-19 já identificados em Cabo Verde.

Jorge Noel Barreto precisou ainda que o total acumulado de infecções de SARS-CoV-2 em Cabo Verde, neste momento é de 37.173, sendo 73% de pessoas que não tinham ou apresentaram sintomas muito leves e 27% de pessoas que tinham sintomas mais acentuados.

Segundo o director nacional da Saúde, não há registo de pessoas que faleceram devido à covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo assim o País com o total de 351 óbitos por causa da doença, o que representa uma taxa de letalidade global de 0,9%.

Em termos de casos internados, informou, há neste momento um total de sete, dos quais três com quadro clínico estável, no Hospital Santa Rita Vieira, duas pessoas no Hospital Agostinho Neto (Praia), com uma delas numa situação “um pouco mais grave”, uma no Hospital Baptista de Sousa (São Vicente), estável, e uma pessoa no Ramiro Figueira (Sal), também estável.

Dessas pessoas, quatro já estão vacinadas com duas doses, duas não estão vacinadas e uma tem uma dose de vacina, refere a Inforpress.

A covid-19 provocou mais de 5,39 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detectado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e actualmente com variantes identificadas em vários países.

Uma nova variante, a Ómicron, classificada como preocupante pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detectada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de Novembro, foram notificadas infecções em pelo menos 89 países de todos os continentes, incluindo Portugal.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project