ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-1 9 : Cabo Verde regista mais quatro casos suspeitos 31 Mar�o 2020

Cabo Verde acaba de registar mais quatro casos suspeitos de novo coronavírus, segundo o Diretor Nacional de Saúde (DNS) anunciou, em conferência de imprensa realizada esta tarde, no Palácio do Governo, na cidade da Praia.

Covid-1 9 : Cabo Verde regista mais quatro casos suspeitos

Diante destes dados, Cabo Verde não registou assim, durante dois dias consecutivos, nenhum caso positivo do Covid- 1 9.

Referindo-se aos resultados de hoje, Artur Correia precisa que, dos quatro novos casos suspeitos, dois são na Praia, um na Boa Vista e o outro na ilha do Sal. Em relação ao caso de ontem anunciado, o DNS garantiu que deu negativo, conforme os resultados dos testes de despistes realizados.

No concernente aos quatro casos positivos importados de Cabo Verde para Portugal, o Diretor Nacional de Saúde informou que continua a esperar as informações solicitadas junto do Ministério da Saúde de Portugal para que as autoridades cabo-verdianas possam atuar com rapidez, identificando possíveis pessoas que estiveram em contato com os referidos infetados e também os sítios em que os mesmos poderão ter frequentado.

Linha para apoio psicológico e pessoas em quarentena

Artur Correia aproveitou para anunciar que a Linha Telefónica de Apoio Psicológico 80012 entrou, hoje, em funcionamento. A equipa é constituída por 19 psicólogos, que vai atender e apoiar as pessoas em quarentena obrigatória nos espaços isolados (serviços de saúde/hotéis) e nos domicílios, bem como a todos os cabo-verdianos em geral. Informou que só na Praia estão cerca de 1021 pessoas em quarentena, sendo mais de 300 das quais permanecem hospedadas nos hotéis. Já no Sal 69 cidadãos fazem quarentena obrigatória em hotéis e outras 65 cumprem a mesma exigência em domicílios.

Conforme o Director Nacional de Saúde, a prioridade em termos de apoio pela equipa de psicológicos através da Linha telefónica referida vai sobretudo para os trabalhadores em quarentena nos hotéis, com destaque para os de Hotel Riu Karamboa em Boa Vista. É que estes empregados reclamam necessidade de testes para aferirem o seu estado de saúde e falta de apoio e informações por parte das autoridades sanitárias.

Artur Correia assegurou, no entanto, que a equipa da Delegacia já visitou quatro vezes os trabalhadores no referido hotel. Admitiu alguma falha na comunicação, que vai ser corrigida. Diante da algum relaxamento registado entre trabalhadores em quarentena, o DNS aproveita para apelar à administração dos hotéis para maior responsabilidade em cumprir as orientações sanitárias no âmbito da luta contra o Covid 19 no país.

Quanto aos testes solicitados pelo colectivo através das redes sociais e de órgãos da comunicação social, Artur Correia asseverou que serão realizados segundo os critérios clínicos e biológicos, admitindo, porém, a possibilidade para o seu alargamento com os kits para testes normais (não rápidos) recebidos recentemente da China.

É de salientar que Cabo Verde registou, até esta segunda feira, seis casos positivos do novo coronavírus: quatro na ilha da Boa Vista e dois na cidade da Praia. Entre os quatro casos positivos na ilha da Boa Vista, um resultou em óbito, um cidadão inglês de 62 anos.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project