ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19: Cabo Verde tem 17 concelhos onde 70% de pessoas foram vacinadas com a primeira dose 08 Novembro 2021

A directora dos serviços de Protecção e Prevenção da Saúde disse hoje que 17 concelhos de Cabo Verde já têm mais de 70 por cento (%) de pessoas vacinadas com a primeira dose contra a covid-19.

Covid-19: Cabo Verde tem 17 concelhos onde 70% de pessoas foram vacinadas com a primeira dose

Yorleydis Rosabal falava durante a conferência de imprensa, na cidade da Praia, sobre a evolução epidemiológica da covid-19 em Cabo Verde.

Segundo a responsável citada pela Inforpress, já foram administradas no País 529.377 doses, sendo 301.797 primeiras doses e 227.580 referentes à segunda dose. Em 11 concelhos já atingiram uma cobertura superior a 85%, para primeira dose, mas quatro concelhos ainda não atingiram os 70% de cobertura para primeira dose.

Relativamente à taxa de pessoas completamente vacinadas, ou seja, com segunda dose, avançou que a nível nacional a taxa está em 61,4%, sendo que existem nove concelhos com uma cobertura superior a 90% de vacinação completa.

“É uma oportunidade para continuarmos a apelar à prevenção e a procurar os postos de vacinação para iniciarem ou completarem o esquema vacinal”, defendeu Yorleydis Rosabal.

Sobre a evolução da situação de covid-19, no período de 25 de Outubro a 07 de Novembro, a directora dos serviços de Protecção e Prevenção da Saúde afirmou que foram analisadas um total de 5.454 amostras, o que correspondeu a uma média de 300 amostras por dia, que resultaram-se em 129 casos, sendo uma média de 17 novos casos por dia e uma taxa de positividade de 2,2%.

“Fazendo uma análise comparativa destes dados em relação aos últimos 14 dias, seria do período de 11 a 24 de Outubro, foram analisadas 6.347 amostras, por uma média de 453 amostras por dia, 247 novos casos, por uma média de 26 casos por dia e uma taxa de positividade de 3.9%”, esmiuçou a mesma fonte.

Segundo Yorleydis Rosabal houve uma melhoria da taxa de positividade de 3.9% para 2.2%, a taxa de transmissibilidade, a nível nacional, também tem vindo a melhorar porque está 0.68 % e, igualmente, diminuiu a taxa de incidência acumulada nos últimos 14 dias.

“A nível nacional esta taxa de incidência situa-se em 21 por 100 mil e comparativamente aos últimos 14 dias diminuiu pelo menos a metade, porque era de 44%”, revelou.

Conforme a mesma fonte, ao se analisar a taxa de incidência por concelhos, há 16 municípios com uma taxa inferior a 25 por 100 mil habitantes, há cinco concelhos com uma taxa entre 25 a 150 por 100 mil habitantes, e há um concelho ainda se encontra com uma taxa superior 150 por mil, que é o concelho do Maio.

No entender da directora dos serviços de Protecção e Prevenção da Saúde esses dados mostram que Cabo Verde “está num bom caminho e que atingiu o objectivo” em termos de indicadores, o que demostra que “a situação está controlada”.

A responsável também destacou que nesse mesmo período não houve óbitos.

Relativamente às últimas 24 horas, informou que as 353 amostras que foram analisadas resultaram-se em sete casos positivos, sendo dois na cidade da Praia, um em São Vicente, dois na Ribeira Brava, um no Tarrafal de São Nicolau e outro no concelho do Maio.

Revelou ainda que 22 pessoas tomaram alta, que não há casos suspeitos, mas sete pessoas estão internadas, sendo uma no Hospital Universitário Agostinho Neto, dois no Hospital Baptista de Sousa e quatro no Hospital de Santiago Norte.

“Estes pacientes estão em estado estável, três deles estavam vacinadas contra a covid-19 e quatro não estão vacinadas”, sintetizou segundo a Inforpress.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project