“Nos termos constitucionais e na qualidade do Presidente da República, tomei a seguinte decisão: prorrogar o estado de emergência apenas nas ilhas da Boa Vista e de Santiago por um período de 12 dias”, comunicou Jorge Carlos Fonseca, a partir do Palácio Presidencial, no Platô.
Segundo o chefe de Estado, essa decisão será submetida à autorização da Assembleia Nacional, nos termos constitucionais, justificando que, em ambas as ilhas (Boa Vista e Santiago), estão em evolução vários casos confirmados e em permanente investigação as redes de contactos identificados.
“O Presidente da República entende que a cessação do estado de emergência nas ilhas da Boa Vista e Santiago nas datas previstas na primeira prorrogação representaria um risco ainda relevante de aceleração do ritmo de contágio e de possível descontrolo da pandemia”, frisou.
Jorge Carlos Fonseca sublinhou que este risco iria trazer efeitos negativos ao nível da saúde pública e de pressão sobre as estruturas de saúde, numa altura em que o País ainda “não está suficientemente preparado para conviver com o vírus, apesar dos passos já dados neste sentido”.
O estado de emergência, que compete ao Presidente da República decretar, ouvido o Governo e com autorização do Parlamento, vigora em Cabo Verde desde 02 de Abril, tendo no dia 27 de Abril sido levantado para as ilhas sem qualquer registo da covid-19 (Santo Antão, São Nicolau, Sal, Maio, Fogo e Brava).
Para as ilhas de Santiago, São Vicente e Boa Vista, com casos positivos do novo coronavírus, o estado de emergência foi alargado até às 24:00 de 02 de Maio. Agora, vai continuar apenas nas ilhas de Santiago e Boa Vista das 00:00 de 03 de Maio até às 24:00 de 14 de Maio.
Com os dois casos positivos confirmados hoje, Cabo Verde conta actualmete com 124 casos acumulados da covid-19, sendo 65 na ilha de Santiago (62 na Cidade da Praia, dois em Tarrafal e um em São Domingos), 56 na Boa Vista e três em São Vicente.
Dos casos confirmados, registou-se dois óbitos (um cidadão inglês de 62 anos, que se encontrava de férias na ilha da Boa Vista, e uma mulher de mais de 90, na Praia). Ficaram recuperados 18 doentes.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 233 mil mortos e infectou mais de 3.2 milhões de pessoas em 195 países e territórios desde o início da epidemia.
Entre estes casos, pelo menos 987.400 foram considerados curados. A Semana com Inforpress