REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19: Delta convive com Ômicron ... ’Deltacron’ é ’miragem’ 15 Mar�o 2022

O mundo regista mais de seis milhões de óbitos e mais de 459 milhões de casos de Covid (respetivamente 6.069.899 e 459.205.331, na contagem oficial de hoje), dos quais 55.907 casos e 401 óbitos em Cabo Verde. A variante Delta surgiu em agosto, a Ômicron neste inverno do Norte. A "Deltacron", segundo uma denominação provisória, é uma mistura que não preocupa a OMS.

Covid-19: Delta convive com Ômicron ... ’Deltacron’ é ’miragem’

A entidade reguladora da saúde a nível mundial até esta não considerou que a "mistura Deltacron" deva ser qualificada como uma variante interessante ou preocupante – etiquetas reservadas às estirpes com caraterísticas particularmente inquietantes, tais as de propagação rápida, suscetíveis de causar doenças mais severas ou mais resistentes às vacinas.

A OMS e as entidades regionais como os CDC europeu e americano afirmam estar, sim alertas, dado que a "mistura" pode ser um sinal de que vem aí mais uma variante, não se sabe é quando.


Deltacron contra BA.2

A "Deltacron" distingue-se da BA.2, que é uma sub-linhagem da Ômicron, segundo especialistas que na contramão da OMS propõem classificar a BA.2 como uma nova variante.

Peritos há que defendem que a BA.2 é 30% mais transmissível que a BA.1, a sub-variante dominante da Ômicron, segundo Barbara Ferrer que dirige a delegação californiana do CDC americano.

Fontes: OMS.org/LA Times/AP/AFP/ Worldometers. Mapa: Covid-19 que em março de 2020 registou o primeiro óbito pelo novo coronavírus em Cabo Verde. A nível global, a Delta — que países como o Japão consideram ter-se autoextinguido — convive com a Ômicron, que continua presente mas pressiona menos o sistema de saúde.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project