ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19: Director nacional da Saúde admite descontrolo da situação epidemiológica no País -Cabo Verde registou mais 756 casos de infeção por SARS-CoV-2 03 Janeiro 2022

O director nacional da Saúde, Jorge Noel Barreto, apontou hoje para um cenário de “descontrolo da situação epidemiológica” em Cabo Verde, por conta do “aumento exponencial” de novos casos de covid-19. Revelou que o país registou mais 756 casos de infeção por SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas.

Covid-19: Director nacional da Saúde admite descontrolo da situação epidemiológica no País -Cabo Verde registou mais 756 casos de infeção por SARS-CoV-2

Jorge Noel Barreto, que falava na habitual conferência de imprensa para fazer o ponto de situação da pandemia no país, começou, segundo a Inforpress, por avançar que, neste momento, a taxa de incidência acumulada, a nível nacional é de 810 por 100 mil habitantes.

Nos últimos 14 dias, ou seja, de 20 de Dezembro até 02 de Janeiro, apontou, foi analisado um total de 21.481 amostras, correspondente a uma média diária de 1.534 amostras, o que permitiu identificar um total de 4.562 casos novos, uma média de 326 casos novos por dia, e \uma taxa de positividade de 21,2%.

Entretanto, segundo Jorge Noel Barreto, nos 14 dias anteriores, ou seja, de 06 a 19 de Dezembro, foi analisado um total de 7.706 amostras, uma média de 550 amostras analisadas diariamente, permitindo identificar 139 casos novos, uma média de 10 casos novos por dia e uma taxa de positividade de 1,8%.

“Entre esses dois períodos houve um aumento da taxa de positividade em cerca de 12 vezes mais comparativamente”, completou o responsável, avançando que a taxa de transmissibilidades a nível nacional está em 2,52, significando que cada pessoa infectada com covid está a infectar quase três pessoas.

“Há de facto uma transmissão comunitária sustentada sem dúvida (…) em termos de casos novos, houve um aumento em cerca de oito vezes mais em relação à semana do Natal com a semana do fim do ano que nós acabamos de terminar. De facto, há aqui um descontrolo da situação epidemiológica”, frisou.

Agora, defendeu o director nacional da Saúde citado pela Inforpress, é preciso fazer o segmento (…) das informações que já se tem acesso, sobre o comportamento desta nova variante, a ómicron, “que vai, com certeza passar a dominar a partir de agora toda a situação epidemiológica mundial em relação à covid-19”, para ver se realmente o seu comportamento não é tão maligno, se não vai causar muitos internamentos ou tantas mortes.

Mais 756 novos infetados e um total de 38.389 recuperados

Cabo Verde registou mais 756 casos de infeção por SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, e aumentou para 4.800 o número total de casos activos, revelou hoje o Ministério da Saúde.

De acordo com o boletim epidemiológico, das 1.989 amostras analisadas, 756 revelaram-se positivas para covid-19, resultando numa taxa de positividade de 38%, superior em 2,8 pontos percentuais face ao dia anterior.

O número de recuperados aumentou para 38.389, o número de óbitos manteve-se em 352, e o total de casos positivos acumulados aumentou para 43.567, conclui a fonte do Asemanaonline.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project