ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid - 19: Diretor de Saúde anuncia reforço de medidas nos centros de isolamento na sequência de vídeos postos a circular por doentes e registo de mais dois casos suspeitos 06 Maio 2020

O Diretor Nacional da Saúde anunciou, hoje, na habitual conferência de imprensa da actualização dos dados relativos à evolução da pandemia de Covid - 19 em Cabo Verde, que o Ministério da Saúde já tomou medidas para reforçar a disciplina nos espaços de isolamentos dos doentes, isto na sequência de vídeos postos a circular nas redes sociais por infetados em alguns dos centros de isolamento (HAN, Escola de Hotelaria e Turismo, Cruz Vermelha, Centro de Estágio do Estádio Nacional), na Praia. Artur Correia revelou ainda o surgimento de dois casos suspeitos, além de confirmar os cinco positivos contabilizados, esta quarta-feira, no Concelho da Praia (ver este jornal).

Covid - 19:  Diretor de Saúde anuncia reforço de medidas nos centros de isolamento na sequência de vídeos postos a circular por doentes  e registo de mais dois casos suspeitos

O Diretor Nacional de Saúde foi questionado, no decorrer do encontro com jornalistas, sobre os vídeos referidos postos a circular nas redes socais. É que, além de incitarem a pessoas para desobediência que podem pôr em causa a saúde pública, indiciam também alguma indisciplina e desordem reinantes em alguns dos centros de isolamento de doentes com Covid - 19 a funcionar na Capital.

Reagindo sobre este particular, Artur Correia anunciou que o Ministério da Saúde e da Segurança Social (MSSS) pediu o reforço da segurança para manter a ordem e disciplina nas instalações referidas de isolamento de doentes e que houve uma reação rápida neste sentido por parte das forças de segurança. Informou que foram já aprovadas novas normas sobre o isolamento de infetados por novo coronavírus, cujas instalações contam com um enfermeiro, missões médicas de avaliação periódica e forças de segurança. A alimentação para os internados é assegurada por serviços privados de restauração, mediante contratos celebrados com o MSSS.

Interrogado sobre alegadas determinações superiores para se proibir o uso de telemóveis por infetados por Covid 19 nos centros de isolamento, Artur Correia diz desconhecer tais medidas, defendendo que se deve respeitar os direitos dos cidadãos por estarmos num Estado de Direito Democrático. Correia diz, no entanto, compreender as reações dos doentes através dos vídeos referidos, que podem servir para corrigir eventuais erros e tomadas de outras medidas.

Ainda durante a conferência de imprensa de hoje, o DNS confirmou os cinco casos positivos registados na Praia, bem como dois novos casos suspeitos: um em São Vicente e o outro na ilha do Sal.

285 amostras pendentes e mais de 400 pessoas em quarentena

Segundo a mesma fonte, ficaram pendentes 285 amostras, sendo 244 dos quais do Concelho da Praia. O Instituto Nacional da Saúde Pública fez questão de esclarecer que o lote de amostras inclui sempre as colheitas já feitas e outras em fase de recolha, junto dos doentes ou suspeitos identificados, para a análise.

Artur Carreia anunciou, por outro lado, que 484 pessoas se encontram em quarentena: 143 a nível de domicílios e 341 em regime obrigatório. Destes últimos, 311 são da Praia e resultam de contatos com infetados.

O DNS revelou também que, do total de 191 infetados por Covid - 19 em Cabo Verde, 64% dos quais (129) são da Praia e 71% são casos assintomáticos.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project