ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid - 19: Doente grave com ventilador e denúncias de uso de bebidas alcoólicas nos hospitais de campanha 15 Maio 2020

Um doente de Covid -19 se encontra em estado grave na unidade de cuidados intensivos do Hospital Agostinho Neto e internados em hospitais de campanha estão a consumir bebidas alcoólicas. A informação foi avançada, esta tarde, pelo director do Serviço de Controlo e Prevenção de Doenças (SCPD) do Ministério da Saúde e da Segurança Social, durante o encontro com a imprensa que decorreu no Palácio do Governo, na Praia.

Covid - 19: Doente grave com ventilador e denúncias de uso de bebidas alcoólicas nos hospitais de campanha

Contrariamente a rumores que circulam nas redes sociais de que o doente em estado grave já morreu, Jorge Noel Barreto informou que o infetado de novo coronavírus, de 65 anos, se encontra em estado grave no Hospital Agostinho Neto. «Há um doente em estado grave, no Hospital Agostinho Neto, que teve de ser entubado para ser ventilado. Esta é uma situação muito delicada», garantiu.

Segundo a mesma fonte, o paciente tem 65 anos de idade e sofre de outras complicações. « É um doente de 65 anos e sofre de hipertensão, entre outras complicações. Pertence a grupo de riscos. Está numa situação bastante crítica», admitiu o director do Serviço de Controlo e Prevenção de Doenças do Ministério da Saúde e da Segurança Social, informando que a equipa médica está a fazer o seu seguimento e esperar pela evolução do seu estado clínico.

O conferencista também falou que há internado que têm queixado, através das redes sociais, sobre as condições em que vivem nos espaços de alojamento. Reconheceu que as pessoas têm o direito de reivindicar e criticar e que isso pode servir para o MSSS avaliar e melhorar o serviço que tem prestado aos mesmos. Mas lembrou que o Estado está a fazer o que pode fazer neste momento difícil da pandemia do Covid -19 em Cabo Verde.

Jorge Noel Barreto lembrou, no entanto, que as pessoas internadas têm também deveres a cumprir e denunciou o fato de alguns internados terem usado bebidas alcoólicas no espaço de isolamento. «Nós tivemos conhecimento de pessoas que estão a utilizar bebidas alcoólicas nos hospitais da campanha, o que é uma atitude bastante reprovável», disse a mesma fonte, apelando para que os pacientes tenham bom senso, porque o uso de bebidas alcoólicas nessas instalações é extremamente grave.

Questionado porque as autoridades terão deixado entrar o produto no local, Jorge Noel asseverou que há fiscalização, mas informou que pessoas terão usado de «outras formas» para fazerem entrar bebidas alcoólicas nos hospitais de campanha.

Mais um caso suspeita na Praia e 381 pessoas em quarentena

Além de confirmar os 26 casos positivos confirmados, hoje, na Praia, o director do Serviço de Controlo e Prevenção de Doenças do Ministério da Saúde e da Segurança Social anunciou que se registou mais um caso suspeito de Covid -19 na Praia.

O mesmo responsável revelou que 244 infetados pela doença estão internados: 236 na Praia, 06 na Boa Vista e 02 no Tarrafal de Santiago.

Jorge Noel Barreto assegurou, por outro lado, que que 381 pessoas se encontram em quarentena, a maioria das quais na Praia.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project