ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19: Enacol e Galp entregam ventilador a Cabo Verde 12 Junho 2020

A petrolífera cabo-verdiana Enacol e a Fundação Galp anunciaram hoje a entrega de um ventilador ao hospital Dr. Baptista de Sousa, na ilha de São Vicente, quando Cabo Verde regista mais de 650 casos de covid-19.

Covid-19: Enacol e Galp entregam ventilador a Cabo Verde

Numa nota a que a Lusa teve acesso, a Enacol, liderada pela portuguesa Galp, explica que a doação ao Serviço Nacional de Saúde de Cabo Verde foi concretizada na quarta-feira, no Mindelo, ilha de São Vicente.

“A Enacol, que tem acompanhado a progressão da pandemia de covid-19 desde a sua eclosão e expansão para fora da China, em fevereiro, foi gerindo a resposta à situação em articulação com o grupo Galp, seu principal acionista, desde que se tornou claro que nenhum país ficaria à margem da pandemia”, explica a mesma nota, que acrescenta que o grupo, em Cabo Verde, adotou medidas internas para travar a evolução da propagação do novo coronavírus.

Com as aquisições anunciadas em abril pelo Governo cabo-verdiano, o arquipélago contará atualmente com mais de meia centena de ventiladores.

“A existência de mais um ventilador no sistema de saúde de Cabo Verde contribuirá certamente para salvar vidas e não só em tempos de pandemia”, refere a Enacol.

A Enacol, criada em 1979 e com uma quota de mercado na distribuição em Cabo Verde de produtos petrolíferos superior a 50%, é atualmente participada em 48,3% pelo grupo português Galp, em 38,7% pela Sonangol Cabo Verde e, além do Estado cabo-verdiano, em 10,9% por outros pequenos acionistas.

Cabo Verde anunciou hoje a sexta morte relacionada com o novo coronavírus, um homem de 50 anos, na ilha do Sal, que tinha outros problemas de saúde, segundo as autoridades sanitárias.

Desde 19 de março, o país regista um acumulado de 657 casos de covid-19 diagnosticados, nas ilhas de Santiago (563), Boa Vista (57), São Vicente (10), Sal (24) e Santo Antão (3), mas 297 já foram dados como recuperados.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 416 mil mortos e infetou mais de 7,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios. A Semana com Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project