INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19: Epidemiologista suíço pede inquérito a Trump e Bolsonaro — "São um perigo para o resto do mundo" 03 Agosto 2020

O pedido de inquérito que fez, esta segunda-feira, o cientista suíço Didier Pittet, mentor dum programa que reduziu em metade as infeções em ambiente hospitalar, está a ter repercussão internacional no momento em que os Estados Unidos e o Brasil juntos registam c.40% do número total de infetados (4,9 milhões e 2,7 milhões) e de óbitos (158 mil e 94 mil).

Covid-19: Epidemiologista suíço pede inquérito a Trump e Bolsonaro —

Na sua análise da evolução mundial da pandemia da Covid-19, Pittet disse: "É claro que estamos todos dececionados com a reação do presidente (Jair Bolsonaro). O que ele fez foi uma forma de negação da emergência que estava a chegar" e "o presidente americano Donald Trump não está a comportar-se corretamente e o número de mortes nos EUA é extremamente elevado".

"Os EUA vão pagar por isto", lamentou o professor. "Os cientistas americanos são excelentes e avisaram sobre esta tragédia. Mas o presidente optou por não ouvir".

O epidemiologista é contundente: "Juntos, os dois presidentes deram prioridade à economia e não à questão sanitária", que é fundamental.

Em seu entender, estes países deveriam ter estabelecido um período de confinamento para preservar vidas e a economia. "E precisava de ter sido implementado rapidamente".

Países a evitar

O professor da Faculdade de Medicina de Genebra refere como "países a não visitar" esses que se revelaram um "elo frágil" no combate da pandemia.

O Brasil, os Estados Unidos mas também o México (o 6º mundial em infeções e 3º em óbitos) "devem ser considerados perigosos para o resto do mundo" e os países que atualmente já conseguiram um certo controlo do vírus devem evitá-los, defende o epidemiologista suíço.
...
Fontes: Le Monde/AFP. Fotos: Trump e Bolsonaro. Didier Pittet, famoso por ter contribuído para "tornar o álcool-gel um produto de fabrico livre, não sujeito a um brevê que o tornaria dispendioso, sobretudo em países menos desenvolvidos".

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project