SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19/Fogo: Mais de uma centena de amostras encaminhadas hoje para Laboratório de Virologia para testes PCR 03 Setembro 2020

Mais de uma centena de amostras recolhidas dos contactos dos dois casos positivos de São Filipe e outros 45 dos Mosteiros notificados esta semana, foram hoje, 03, encaminhadas ao Laboratório de Virologia para realização de testes PCR.

Covid-19/Fogo: Mais de uma centena de amostras encaminhadas hoje para Laboratório de Virologia para testes PCR

O director do hospital regional São Francisco de Assis e da Região Sanitária, Evandro Monteiro, indicou que a partir da notificação, as estruturas de Saúde da ilha realizaram uma nova pesquisa dos contactos directos dos casos positivos, observando que a investigação é continuada.

De acordo com a publicação da Inforpress, foi realizado um despiste e identificação de um grande número de pessoas, das quais a maioria é assintomáticas, para isolamento, referindo que perto de três centenas de testes PCR foram realizados com 102 casos positivos, mas ainda um número significativo de pessoas cujas amostras foram recolhidas está no isolamento institucional ou domiciliário, aguardando as respostas, sendo que perto de 30 nos Mosteiros e uma dezena no município de São Filipe.

“Ainda há amostras pendentes e hoje vamos enviar mais um grupo dos contactos das pessoas com testes PCR positivos notificadas nos dois últimos dias”, afirmou.

Dos 102 casos positivos acumulados e um óbito, a nível da ilha há doentes de todas as faixas etárias, oscilando entre paciente com um ano, até uma pessoa de 98 anos de idade referiu Evandro Monteiro.

Quanto a possibilidade de instalação do laboratório de virologia nos Mosteiros por ser o município mais afectado neste momento, Evandro Monteiro indicou que, tecnicamente, não é possível, lembrando que há que actuar e pautar numa resposta concentrada.

“Nesta fase não podemos pensar em dispersar recursos, técnicos e conhecimento científico que é adquirida com trabalho continuado e pensar em ter vários centros poderá trazer dificuldades”, defendeu Evandro Monteiro, lembrando que para além de recursos humanos, a descentralização implica recursos materiais, técnicos, espaço físico com critério de segurança e pessoas formadas em biossegurança.

A nível do hospital, indicou que foi reforçado com quatro enfermeiro e tem indicação para contratar mais quatro assistentes de serviços gerais, parte dos equipamentos já chegaram e começam a ser utilizados.

Em relação aos Mosteiros, ainda hoje será elaborada uma lista das necessidades para ser enviada ao Ministério da Saúde, sobretudo de recursos humanos para ajudar no processo de investigação.

Conforme a mesma fonte, o presidente da câmara de São Filipe, Jorge Nogueira, mostra-se preocupado com o estado actual na ilha e as medidas estão a ser reforçadas, nomeadamente o condicionamento de alguns licenciamentos para actividades nocturnas, colocação de dispositivos de higienização nos espaços públicos municipais, redução das audiências e funcionamento a tempo inteiro do corpo de bombeiros, para evitar a propagação do vírus.

Nogueira indicou que algumas propostas foram enviadas ao Governo que estão sendo respondidas para ajudar na fiscalização e sensibilização, sobretudo nas principais localidades onde há maior número de casos, mas também no envio de equipamentos para o hospital para realizar testes PCR.

Segundo o mesmo, as respostas do Governo estão sendo céleres, nomeadamente a massificação dos testes rápidos, os equipamentos a chegar, contingente militar que deverá chegar na sexta-feira, sublinhando que “são respostas possíveis e que esta questão nunca pode ser politizada da forma como querem fazê-la”.

Este admitiu a existência de alguma indisciplina motivada pela ideia que muitos queriam passar de que o Fogo nunca seria atingido pelo vírus e por isso houve algum relaxamento e conformismo das pessoas.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project