SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19/Fogo: Número de casos activos “quase que duplicou” numa semana e deixa autoridades preocupadas 24 Maio 2021

O número de casos activos da covid-19 no município de São Filipe “quase que duplicou” na última semana, passando de 36 para 68, o que deixa as autoridades sanitárias preocupadas, segundo a delegada de Saúde de São Filipe.

Covid-19/Fogo: Número de casos activos “quase que duplicou” numa semana e deixa autoridades preocupadas

Na reunião semana da equipa de “task force” de combate à pandemia, Joana Alves disse que os 68 casos registados na última semana são o resultado de análises de 585 amostras, com uma taxa de positividade de 11,6 por cento (%), quando na semana anterior a taxa de positividade era de 6%.

Segundo a delegada de Saúde, avança Inforprfess, há cerca de cinco meses que o município não registava número de casos positivos elevado, sublinhando que outro aspecto que deixa as autoridades sanitárias preocupados é a dispersão dos casos, já que os activos estão espalhados por 26 localidades do município, desde o extremo norte (Campanas de Baixo) até o extremo sul (Monte Largo).

Esta avançou ainda que neste momento o município contabiliza 69 casos activos, já que um caso da semana anterior continua hospitalizado, distribuído pelas zonas de Campanas de Baixo (oito), Santa Filomena, Lém e Lagariça (cinco), Pé de Campo, Penteada e Congresso (quatro), Pé de Monte, Aleixo Gomes, Curral Grande, Patim e Galinheiro (três), Santo António, Luzia Nunes, Terra Branca, Brandão e Monte Grande (dois) e Monte Largo, Pedro Homem, Jardim, Santana, Ponta Verde, Columbia, Bila Baixo e Domingos Ledo (um caso cada).

Ao todo, a ilha contabiliza neste momento 96 casos activos, sendo 69 no município de São Filipe, 26 nos Mosteiros e um em Santa Catarina do Fogo.

Segundo a mesma fonte, neste momento, a ilha do Fogo aproxima-se dos 2.378 casos acumulados da covid-19 desde o surgimento do primeiro caso a 17 de Agosto de 2020, sendo Santa Catarina com 165 casos acumulados, Mosteiros com 469 e São Filipe com 1.744 casos e 2.271 recuperados sendo Santa Catarina com 162, Mosteiros 442 e São Filipe 1.667, e oito óbitos, cinco em São Filipe, dois em Santa Catarina do Fogo e um nos Mosteiros.

No hospital São Francisco de Assis encontram-se hospitalizadas oito pessoas idosas, mas também na faixa etária dos 40 anos, sendo sete do município de São Filipe e uma de Santa Catarina,cita Inforpress.

Segundo a delegada de Saúde nenhum dos doentes encontra-se em estado crítico, mas algumas das pessoas hospitalizadas estão em estado grave, exigindo maior cuidado, e outros mais estáveis, sublinhando que é o número que a deixa preocupada.

A fazer fé na mesma fonte, o incumprimento do isolamento domiciliar das pessoas que aguardam pelos resultados e das pessoas infectadas, mas sem sintomas e que contribuiu para aumento do número de casos estão a preocupar as autoridades sanitárias que em alguns casos tiveram de accionar a Polícia Nacional para fazer cumprir as medidas sanitárias.

A delegacia de Saúde não descarta a possibilidade de promover mais acções de sensibilização nas comunidades para evitar o aumento de casos.
Com relação a vacina já foram vacinadas mais de 960 pessoas idosas do município de São Filipe.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project