ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19: Fogo regista primeira morte de novo coranavírus 26 Agosto 2020

A ilha do Fogo registou, na noite desta terça-feira, 25, a primeira morte provocada pelo novo coronavírus (covid-19). Segundo a Inforpess que cita autoridades locais, o óbito ocorreu por volta das 21:00 e a vítima é um indivíduo do sexo masculino de 67 anos, natural dos Mosteiros e que se encontrava hospitalizado no espaço de isolamento para infetados pelo novo coronavírus no hospital regional São Francisco de Assis, na cidade de São Filipe.

Covid-19: Fogo regista primeira morte de novo coranavírus

«Lamentamos com profunda dor, o passamento do nosso amigo Armando Alves (Corvo), 1.ª vitima da Covid-19, no nosso concelho. Falamos ainda ontem. Consolação à família toda», expressou o Presidente da Câmara Municipal dos Mosteiros, Carlos Fernandinho Teixeira, na sua página de facebook.

Em declarações à Inforpress, o director do Hospital Regional Francisco de Assis confirma a ocorrência do primeiro óbito a nível da ilha que já conta com um total de 22 casos no espaço de pouco mais de uma semana (dez dias), desde o surgimento do primeiro caso.

Evandro Monteiro informa que a vítima encontrava-se na manhã de terça-feira numa situação de alguma gravidade e que requeria cuidados especiais, sendo que além de infeção pelo novo coronavírus, tinha outras complicações, nomeadamente de hipertensão arterial, diabete e colesterol. O paciente se encontrava clinicamente estável, mas mesmo assim não conseguiu resistir a doença.

Conforme o Diretor do Hospital citado pela Inforpress, o doente estava ligado ao oxigénio e com recursos de aparelho que ajudava a melhorar a perfusão de oxigénio A direcção do hospital estava a analisar a possibilidade de recorrer a ventilação assistida com entubação.

Evandro Monteiro revela ainda que há um paciente que requer cuidado e um outro, ainda por confirmar, que também requer cuidados especiais, estando os dois casos pendentes ao resultado de testes PCR.

Neste momento, a ilha do Fogo conta com um total de 22 casos positivos notificados, um dos quais resultou no primeiro óbito, todos da zona sul dos Mosteiros.

Os dois primeiros casos notificados na ilha, duas mulheres, uma de 40 e outra de 65 anos, já tem critérios de alta e deviam deixar o hospital regional São Francisco de Assis desde segunda-feira, 24, o que não aconteceu porque a delegacia dos Mosteiros ainda não as levou para as suas comunidades onde serão seguidas pelas autoridades sanitárias.

Cabo Verde contabiliza 856 casos activos, 2.673 recuperados, 38 óbitos, dois doentes transferidos e um total de 3.568 casos positivos acumulados.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project