ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19: Gabinete de Crise vai anunciar medidas de quarentena para ilha de Santiago – ministo 25 Mar�o 2020

O Gabinete de Crise reúne-se ainda hoje, na Cidade da Praia, para decidir sobre medidas a tomar com relação à ilha de Santiago, assim como se fez com a Boa Vista, anunciou hoje o ministro da Saúde.

Covid-19: Gabinete de Crise vai anunciar medidas de quarentena para ilha de Santiago – ministo

Em conferência de imprensa para confirmar, segundo a Inforpress, o caso positivo da Cidade da Praia, referente a um cidadão cabo-verdiano, de 43 anos, que chegou de França apresentando um quadro respiratório com tosse e febre, Arlindo do Rosário avançou ainda estão sendo rastreados os contactantes mais próximos, assim como os passageiros que chegaram ao País no mesmo voo.

Quanto à ilha da Boa Vista informou que o cidadão inglês falecido foi enterrado terça-feira à tarde e que a holandesa irá ser transferida ainda hoje, através de um avião enviado dos Países Baixos para este efeito.

Neste momento, segundo disse, o Governo vai ter de pensar a situação da Covid-19 em relação a todo o País.

“Estamos a prever, a nível nacional, a reorganização do serviço da saúde que será comunicada a população e que irá implicar diminuição de determinadas consultas externas, tendo o cuidado em privilegiar as consultas de maior demanda, assim como atenção ao seguimento das doenças crónicas”, disse.

Questionado se a Cidade da Praia irá contra com uma desinfecção geral nas ruas e outros locais, afirmou que tudo será levado em consideração assim como se fez na Boa Vista.

Na sua declaração, o director Nacional da Saúde, Artur Correia, por seu lado, tranquilizando a população de que o sistema de vigilância está sendo “eficaz na detenção dos casos precoces”, afirmou que o primeiro caso positivo da Cidade da Praia é também importado.

Conforme ainda a Inforpress, face às preocupações com os funerais, Artur Correia adiantou que medidas já foram tomadas e comunicadas às delegacias de saúde sobre que procedimento ter em relação a caso de morte pelo novo coronavírus.

Para os funerais normais, as medidas, acrescentou, vão no sentido de haver “menos pessoas possíveis”, evitando assim aglomerado de indivíduos.

Com este caso confirmado já são quatro os casos positivos da Covid-19 em Cabo Verde, sendo que os três primeiros foram registados na ilha da Boa Vista, todos cidadãos estrangeiros, com o registo de uma morte de um turista inglês, de 62 anos, que foi o primeiro caso confirmado de Covid-19 no país, falecido na noite de segunda-feira, 23.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infectou mais de 400 mil pessoas em todo o mundo, das quais cerca de 18.000 morreram.

Depois de surgir na China, em Dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia, cujo epicentro é actualmente a Europa.

Em Cabo Verde, o Governo colocou a ilha da Boa Vista em quarentena até 04 de Abril, após a confirmação positiva do primeiro caso registado da Covid-19, refere a Inforpress.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project