ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19: Governo autoriza retoma das ligações marítimas inter-ilhas a partir de 11 de Maio 08 Maio 2020

O primeiro-ministro anunciou hoje que o Governo autorizou a retoma das ligações marítimas inter-ilhas de passageiros, com excepção das ilhas de Santiago e da Boa Vista, que ainda continuam em situação de estado de emergência.

Covid-19: Governo autoriza retoma das ligações marítimas inter-ilhas a partir de 11 de Maio

Ulisses Correia e Silva fez o anúncio dessas novas medidas ao País, a partir do Palácio do Governo, na Cidade da Praia, na sequência da reunião do gabinete de crise, realizada na terça-feira, 05 de Maio, lembrando que o transporte de passageiros entre as ilhas foi interditado, como uma das medidas de contenção da covid-19, desde o início do estado de emergência a 28 de Março.

“O Governo decidiu autorizar, a partir do dia 11 de Maio, segunda-feira, a retoma das ligações marítimas inter-ilhas por transporte de passageiros, com excepção das que têm origem e destino, Santiago e Boa Vista, por razões que se prendem com o facto de serem ilhas ainda em estado de emergência”, afirmou.

Segundo o chefe do Governo, a decisão foi tomada, depois de ser analisada a situação epidemiológica das sete ilhas face à covid-19 (Santo Antão, São Vicente, São Nicolau, Sal, Maio, Fogo e Brava) que já estão fora do estado de emergência.

Ulisses Correia e Silva fez saber que a decisão sobre a retoma das ligações marítimas para o transporte dos passageiros, que envolve Santiago e Boa Vista, será tomada após o término do estado de emergência e de acordo com a situação epidemiológica das duas ilhas.

Entretanto, o Executivo explicou que essas ligações marítimas inter-ilhas ficam sujeitas ao cumprimento de normas de protecção sanitária que constam de Resolução do Conselho de Ministros a ser publicada ainda hoje, por parte da tripulação, dos prestadores de serviços nos portos e dos passageiros, acrescentando que são novas regras que vão “perdurar no tempo e que irão permitir conviver com o vírus em condições de risco mais reduzido”.

“Com a retoma das ligações marítimas inter-ilhas para o transporte de passageiros, nas condições que protegem as pessoas e a actividade económica, procedemos de forma progressiva, à entrada numa nova normalidade, que passa a ser muito mais exigente em termos de segurança sanitária, para o bem da saúde das pessoas e da economia do país”, constatou.

Relativamente aos transportes aéreos inter-ilhas e internacionais, Ulisses Correia e Silva avançou que o Governo terá uma posição sobre a reabertura das actividades e sobre as condições e as novas regras de protecção sanitária, após as directivas da ICAO e da IATA, previstas para este mês de Maio.

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, prorrogou o estado de emergência por mais 12 dias nas ilhas de Santiago e da Boa Vista, vigorando das 00:00 de 03 de Maio até às 24:00 de 14 de Maio.

O estado de emergência vigora em Cabo Verde desde 29 de Março, tendo no dia 27 de Abril sido levantado para as ilhas sem qualquer registo da covid-19 (Santo Antão, São Nicolau, Sal, Maio, Fogo e Brava) e às 24:00 de 02 de Maio, em São Vicente.

Cabo Verde regista 230 casos de covid-19, distribuídos pelas ilhas de Santiago (171, sendo 168 na Praia, dois no Tarrafal e um em São Domingos), da Boa Vista (56) e de São Vicente (três).

Destes casos testados positivos há a registar 44 recuperados (34 da Boa Vista, 07 na Praia e 03 em São Vicente) e duas mortes – um cidadão inglês de 62 anos que se encontrava de férias na ilha da Boa Vista, e uma idosa de mais de 90 anos do concelho da Praia.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou cerca de 267 mil mortos e infectou mais de 3,8 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Cerca de 1,2 milhões de doentes foram considerados curados. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project