INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19: Governo do Japão manda fechar todas as escolas até fins de abril 28 Fevereiro 2020

O primeiro-ministro japonês Shinzo Abe anunciou nesta quinta-feira, 27, que “para bem da saúde e segurança das crianças”, todas as escolas, desde o ensino pré-primário ao secundário, vão fechar em todo o Japão a partir da segunda-feira, 2, até fins de abril.

Covid-19: Governo do Japão manda fechar todas as escolas até fins de abril

A situação no Japão devida ao surto de coronavírus, que já contagiou até hoje um total de 900 pessoas, justifica a decisão do conselho de ministros reunido na quinta-feira.

Assim, o tempo para a pausa letiva da primavera japonesa, que dura cerca de um mês, passa a ser o dobro, quase dois meses.

Primeira a fechar

Entre as mil e seiscentas escola do ensino básico — do 1º ao 8º ano —, a de Kitahiroshima, na ilha de Hokkaido que é a segunda maior ilha do arquipélago japonês, foi a primeira a fechar.

"Hiroshima" pode ter algo a ver com isto: a localidade, fundada em 1884 por vinte e cinco famílias saídas de Hiroshima, só ascendeu à categoria de cidade em 1996. Nesse mesmo ano em que foi também renomeada com o prefixo Kita, norte, que a distingue da conhecida Hiroshima — a cidade-mártir da Segunda Guerra, trágico cenário do lançamento da primeira bomba atómica.

Fontes: Japan Times/Kyodo(Agência oficial do Japão). Foto da desinfecção numa das escolas de Kitahiroshima, na ilha de Hokkaido. A escola básica da foto, já vazia de crianças que entraram de "férias" por mais de dois meses, começou a ser desinfestada na quinta-feira, 27, no mesmo dia em que Shinzo Abe anunciou o encerramento das escolas até fins de abril.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project