ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19: Mais 16 casos positivos na Praia no momento de levantamento do estado de emergência 29 Maio 2020

Com estado de emergência a ser levantado esta sexta-feira em Santiago, o concelho da Praia regista, hoje, mais 16 casos positivos de Covid - 19. Com esses novos dados, Cabo Verde aumenta para 406 o numero de infetdos pelo novo coronavírus, três mortos e 155 doentes que recuperam a saúde.

Covid-19: Mais 16 casos positivos na Praia no momento de levantamento do estado de emergência

Segundo o director do Serviço de Controlo e Prevenção de Doenças do Ministério da Saúde e da Segurança Social anunciou, em conferência de imprensa realizado esta tarda na Praia, foram analisadas, com a retoma dos serviços do laboratório de virologia da Praia, 231 amostras, sendo 213 de diagnósticos e 18 de controlo e seguimento de doentes. Deste total, 131 são da Praia, 61 de Boa vista, 12 de São Vicente, seis do Tarrafal de Santiago e três de São Domingo.

Jorge Barreto precisa que, das 213 amostras de diagnósticos, detetou-se 16 casos positivos, todos do concelho da Praia, sendo 09 dos quais no dia 24, 06 no dia 25 e um no dia 27.

Questionado porque não se apresento os resultados do dia 26, Barreto explica que, segundo informações do laboratório de virologia, deram prioridade às amostras dos dias referidos respeitantes aos casos suspeitos, de contados e de pessoas que se encontram vários dias retidas nas ilhas e que devem depois serem autorizadas competentes para regressarem às suas respectivas ilhas de residência.

Com os 16 casos positivos confirmados esta sexta-feira, a Capital aumenta para 339 o número de contagiados por Covid -19, continuando assim como o principal foco da doença no país. Já a ilha de Santiago, a última a sair do estado de emergência esta sexta-feira, contabiliza 347 casos positivos de novo coronavírus, de um total de 406 registados a nível de Cabo Verde.

Mais 11 casos suspeitos na Praia

O director do Serviço de Controlo e Prevenção de Doenças do Ministério da Saúde e da Segurança Social anunciou, por outro lado, que registou-se, hoje, mais 11 casos suspeitos, sendo 05 na Praia, 05 no Tarrafal de Santiago e um em Santa Cruz.
Em relação aos testes rápidos que vêm sendo feitos, informou que, dos 1.228 realizados ontem,28, no concelho da Praia, 15 acusaram resultados positivos, que devem ser confirmados com o teste de PCR. Revelou três outros casos positivos detetados através de testes rápidos feitos: 01 no Tarrafal de Santiago, 01 na Calheta de São Miguel e um outro no Sal. Com isso, sobe para 18 o número de casos positivos de testes rápidos, que vão ser agora submetidos a testes de PCR.

Jorge Barreto revelou ainda que estão em quarentena 317 pessoas na Praia, 04 em São Domingos, 41 em São Vicente, 02 no Tarrafal e 73 no Maio. Estas últimas por contatos com os dois pescadores de Santiago que se desembarcam no Maio com alegação de pedido de socorro e puseram-se depois em fuga.

Barreto detalha que, dos 406 casos de covid 19 contabilizados até agora em Cabo Verde, 83% são de infetados na Praia. Assegurou que 245 doentes estão internados, sendo 242 na Capital. Indicou que a taxa de letalidade geral continua em 1% e 155 pacientes recuperam da saúde, isto sem concluir as últimas altas registadas por confirmar.

Com os 16 infetados de hoje, Cabo Verde passa a contabilizar um total de 406 casos acumulados de novo coronavírus: Santiago 347 (Praia 339; São Domingos 04, Tarrafal 02; Santa Cruz 02), Boa Vista 56 e São Vicente 03. O país soma quatro óbitos: um inglês de 62 anos na Boa Vista e três nacionais (uma mulher de mais de 60 anos, um homem de 65 anos e uma mulher de 55 anos ), todos da Praia. Pelo menos 155 doentes já estão curados.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project