ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid -19: Mais 8 casos suspeitos e alta para primeiro curado de coronavírus em Cabo Verde 09 Abril 2020

Cabo Verde regista mais oito casos suspeitos de coronavírus e o agente da PJ que contraiu a doença no corredor Franca/Portugal já teve alta médica depois de submetido a um segundo teste que deu negativo. A informação foi avançada pelo Diretor Nacional de Saúde, na habitual conferência de imprensa, realizada no Palácio do Governo, na Cidade da Praia.

Covid -19: Mais 8 casos suspeitos e alta para primeiro curado de coronavírus em Cabo Verde

Artur Correia precisou que, dos oito novos casos suspeitos, cinco são da Boa Vista de pessoas que estavam em quarentena e dois de São Vicente, em que um deles é profissional de saúde. O outro suspeito é de S. Nicolau e refere ao paciente com sintomas de brônquio-pneumonia, que foi evacuado, hoje, numa das embarcações da Guarda Costeira, para o Hospital Batista de Sousa no Mindelo.

Relativamente aos três casos inclusivos anunciados há mais de duas semanas, o Diretor Nacional de Saúde garantiu que os testes serão repetidos ainda hoje,08, devendo os resultados serem depois divulgados.

Referindo -se à cura do primeiro paciente de coronavírus no país anunciado por este jornal, o Diretor Nacional de Saúde informa tratar-se do agente da Polícia Judiciária que estava internado no Hospital Agostinho Neto na Praia e que teve alta esta quarta-feira, depois de ter sido submetido a um segundo teste de despiste que deu negativo. Contínua, no entanto, a receber assistência médica no mesmo hospital central a mulher do referido agente da PJ, que terá contraído o Covid -19 no corredor França/Portugal e transportado a doença para a Capital de Cabo Verde. O DNS garantiu, por outro lado, que os restantes internados na Boa Vista e São Vicente se encontram bem clinicamente.

Questionado sobre a possibilidade de prolongamento ou não do Estado da Emergência, Artur Correia considera que ainda é muito cedo para se saber qual a decisão a tomar, isto por entender que não se sabe o que vai acontecer em termos da evolução da doença nos próximos dias no país.

Inquérito no Mindelo e libertação de pessoas na quarentena

Artur Correia avançou ainda que está constituída a equipa para a realização do inquérito para se apurar eventuais responsabilidades sobre falhas registadas no atendimento da chinesa infectada por Covid-19 no Mindelo, cuja supervisão fica a cargo da Entidade Reguladora Independente da Saúde.

A mesma fonte informou que já foram liberadas as cerca de 290 pessoas que estavam em quarentena obrigatória nos hotéis na cidade da Praia e na ilha do Sal. Sem sintomas de Covid - 19, eles vieram de países como Portugal, França, Estados Unidos e Brasil.

O director nacional da Saúde asseverou também, segundo a Inforpress, que, neste momento, só estão em quarentena obrigatória pessoas que fizeram viagens interilhas, no Sal), algumas que viajaram da Praia e, na Praia, pessoas que chegaram da Ilha da Boa Vista, nomeadamente técnicos de saúde.

É de recordar que Cabo Verde registou, até esta quarta-feira, sete casos positivos do novo coronavírus : quatro na ilha da Boa Vista, dois na cidade da Praia e um em São Vicente. Entre os quatro casos positivos na ilha da Boa Vista, um resultou em óbito, um cidadão inglês de 62 anos.

O Chefe do Estado, Jorge Carlos Fonseca, declarou o estado de emergência no País, devido à pandemia Covid-19, com duração de 20 dias, das 00:00 do dia 29 de Março, até 24:00 do dia 17 de Abril.

À escala global, o novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infectou cerca de 1,4 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 80 mil. No tocante a casos de infecção, cerca de 260 mil são considerados curados.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project