ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19: Mais de 26 mil pessoas já tomaram a primeira dose da vacina 05 Junho 2021

O ministro da Saúde anunciou esta sexta-feira durante a cerimónia oficial de receção, no Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na Cidade da Praia, que 26.700 pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 e reiterou o compromisso do Governo em atingir 70 por cento (%) da população vacinada até o final do ano.

Covid-19: Mais de 26 mil pessoas já tomaram a primeira dose da vacina

Segundo a inforpress, Arlindo do Rosário falava durante a cerimónia oficial de receção, no Aeroporto Internacional Nelson Mandela, de um donativo de 31.200 doses vacinas da AstraZeneca oferecidas pela França, no quadro do mecanismo Covax.

“Essas vacinas vão permitir que, de facto, possamos ter uma resposta cada vez melhor para fazer face a esta pandemia”, notou o ministro, informando que na próxima terça-feira, 08, chegarão ao País mais 100 mil doses vacinas da AstraZeneca, doadas pela Hungria.

O governante avançou ainda que cerca 19 mil idosos já foram vacinados e que durante este mês de Junho o processo de vacinação vai ser acelerado em todas as ilhas, principalmente no Sal e Boa Vista, tendo em conta a sua importância turística.
“As condições estão reunidas no sentido de continuar a dar um bom combate a esta pandemia”, sublinhou o ministro, enaltecendo o engajamento dos parceiros internacionais a nível da cooperação bilateral e multilateral.

Por sua vez, o embaixador da França em Cabo Verde, Olivier Serot Almaras, informou que esta doação foi oferecida pelo governo francês no quadro do mecanismo Covax, contando com o apoio da Unicef.

Para o diplomata, a vacinação da população é a “única saída” para combater a crise económica e sanitária, sendo, conforme constatou, “o primeiro objecto de preocupação dos governos e dos povos”.

Por isso, garantiu que a França vai continuar a apoiar Cabo Verde no combate à pandemia, lembrando que foi um dos primeiros países a doar doses de vacinas “seguras e eficazes” ao arquipélago.

Por seu lado, a coordenadora residente das Nações Unidas em Cabo Verde, Ana Patrícia Graça, considerou que esta doação representa mais um momento de “alegria e esperança” e apelou aos países para reforçarem o mecanismo de distribuição e alocação de vacinas.

A responsável lembrou que Cabo Verde já recebeu, através do mecanismo Covax, cerca de 60 mil doses de vacinas, o que, segundo ela, demonstra o engajamento dos parceiros internacionais.

Cabo Verde já tinha recebido 24.000 doses da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca em 12 de março e 5.850 da Pfizer dois dias depois, no âmbito do mecanismo Covax, iniciativa fundada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que visa garantir uma vacinação equitativa contra o novo coronavírus.

Através do mecanismo Covax, Cabo Verde tem atribuído mais 80 mil doses de vacinas da AstraZeneca.

Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project