ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid - 19: Mais uma morte e dois casos positivos na Praia 17 Maio 2020

A pandemia de novo coronavírus em Cabo Verde evolui com o registo, hoje, de dois novos casos positivos no concelho da Praia e a morte, esta tarde, do doente que se encontrava «em estado crítico» no Hospital Agostinho Neto. O país contabiliza agora 328 casos acumulados de Covid -19 e três mortos, sendo um inglês de 62 anos na Boa Vista, uma mulher de mais de 90 anos na Praia e o homem de 65 anos, que faleceu hoje na Capital.

Covid - 19: Mais uma morte e dois casos positivos na Praia

O anuncio da morte do referido cidadão foi feito, esta tarde, pelo director do Serviço de Controlo e Prevenção de Doenças do Ministério da Saúde e da Segurança Social. Jorge Melo Barreto informou que, conforme as restrições impostas pelas autoridades sanitárias, o corpo da vitima vai a enterrar de imediato sem que seja entregue a familiares, o que é doloroso. Por isso, pediu a compreensão dos familiares e lembrou que o funeral deve contar com uma presença restrita de pessoas e com respeito ao principio de distanciamento social.

Barreto explicou que o paciente que acabou por falecer apresentava dois fatores de risco: tinha 65 anos de idade e padecia de outras doenças. Encontrava - se em estado critico internado, há mais de 10 dias, no Hospital Agostinho Neto, onde, nos últimos dias, teve que ser entubado para ser ventilado.

O comunicado de hoje do Ministério da Saúde e da Segurança Social garantiu, no entanto, que os restantes casos de infeção ativa continuam em isolamento e com evolução favorável e que 85 pacientes já recuperaram a saúde.

Referindo-se ainda aos dados deste sábado, o documento específica que, do total de 101 amostras analisadas, 33 eram do Concelho da Praia. Destas, duas deram resultados positivos de Covid -19 e 31 foram negativas. Indicou que foram ainda examinadas 18 amostras da Praia, sendo que 13 das quais eram de controlo de doentes em seguimento, cujos resultados foram negativos. Acusaram também resultados negativos 43 amostras da ilha de Boa Vista, incluindo seis de controlo, bem como duas do Tarrafal de Santiago. Ficaram pendentes duas amostras.

Diante dos novos casos contabilizados com mais uma morte no concelho da Praia, tido como o epicentro da doença no país, o Ministério da Saúde e da Segurança Social reforça o apelo para que «as pessoas fiquem em casa e tomem os devidos cuidados para evitar a propagação do COVID -19».

Cabo Verde, conta, neste momento, com 328 casos acumulados do novo coronavírus e três mortos: um inglês de 62 anos na Boa Vista, uma mulher de mais de 90 anos na Praia e o homem de 65 anos que faleceu, esta tarde, no Hospital Agostinho Neto.
A ilha de Santiago tem um total de 269 casos confirmados (262 no município da Praia, quatro em São Domingos, dois no concelho do Tarrafal e um em Santa Cruz). A estes se juntam mais 56 na ilha Boa Vista e três na ilha de São Vicente (todos recuperados).

A nível mundial, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 307 mil mortos e infetou mais de 4,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios. Mais de 1,6 milhões de doentes foram considerados curados.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project