ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19 : Mais seis casos em Cabo Verde com a doença a alastrar - se para Santa Catarina de Santiago 06 Junho 2020

Cabo Verde somou, hoje, mais seis casos de infeção pelo novo coronavírus, sendo cinco em São Vicente e um em Santa Catarina de Santiago, elevando o total acumulado para 542 desde 19 de março, segundo os últimos dados oficiais. A novidade é que a doença, depois de ter atingido a ilha do Sal, alastra-se, pela primeira vez, para o Município de Assomada, tornando-se no oitavo concelho do país com casos confirmados de novo coronavírus.

Covid-19 : Mais seis casos em Cabo Verde  com a doença a alastrar - se  para Santa Catarina de Santiago

Com os novos dados de hoje, São Vicente eleva o total de infetados para nove. Conforme o governo, os cinco casos registados neste sábado na ilha são todos importados do Sal. Isto na sequência dos passageiros transportados, na semana passada, pelo Navio Interilhas para Mindelo.

Mas a novidade principal de hoje tem a ver com o outro caso positivo que foi diagnosticado, pela primeira vez, em Santa Catarina de Santiago, que se torna no oitavo município do país com casos confirmados da doença. Ou seja, em Santiago estão ainda sem Covid -19 apenas os municípios da Ribeira Grande de Santiago, Calheta de São Miguel, São Salvador do Mundo e São Lourenço dos Órgãos.

Referindo-se ao dados de hoje, o Ministério da Saúde e da Segurança Social informa que analisou-se 216 amostras, cujos exames foram realizados no dia 05 de junho nos laboratórios da virologia da Praia e de São Vicente.

Segundo a mesma fonte, na Delegacia de Saúde de Mindelo detetou -se cinco casos novos positivos, todos importados da ilha do Sal, na sequência da recente viagem do navio Interilhas, cujos passageiros estavam em quarentena no MindelHotel. Desconhece - se, por ora, o estado clínico dos outros passageiros que foram, na mesma viagem, desembarcados no Tarrafal de São Nicolau. As outras 175 amostras de São Vicente deram resultado negativo.

O comunicado do governo indica ainda que registou-se, pela primeira vez, um caso positivo de covid -19 em Santa Catarina. As sete restantes amostras desse município do interior de Santiago deram negativo.

No tocante às demais amostras da ilha de Santiago examinadas, deram resultado negativo cinco da Praia, um do Hospital Regional de Santa Rita, três do concelho do Tarrafal e seis do Município da Ribeira Grande de Santiago. Ficaram pendentes mais 13 amostras.

Com atualização feita hoje na página oficial do Governo (covid19.cv), Cabo Verde passou a ter 452 casos, mais seis do que no dia anterior, 295 casos ativos, 240 recuperados e 5 óbitos.

Conforme refere a Lusa, na atualização feita, neste sábado, não é anotado nenhum caso na cidade da Praia, o foco principal da doença, que, excetuando os três dias em que o laboratório esteve inativo na semana passada, faz com que a capital do país não regista casos diários 50 dias depois.

Com estes novos seis casos positivos de Covid-19 de hoje, Cabo Verde passa a contabilizar 542 infetados pela doença, desde 19 de março, distribuídos pelas ilhas de Santiago (469), Boa Vista (56), São Vicente (09) e Sal (08).

Já a nível mundial , segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 392 mil mortos e infetou mais quase 6,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 2,8 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project