ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19: Mais uma morte na Praia e 30 casos positivos em Santiago e São Nicolau 24 Julho 2020

Cabo Verde regista, esta sexta-feira, mais uma morte na Praia e 30 novos infetados por coronavírus nas ilhas de Santiago e São Nicolau. Agora o país contabiliza 2.220 casos positivos acumulados, 22 óbitos e 1.216 doentes recuperados. Para observadores atentos, esses dados contrairiam, no entanto, a informação parcial (últimas semanas) avançada pelo Governo, segundo a qual a evolução da doença no arquipélago tende entrar na fase descendente neste momento – o cenário muda se o MSSS somar todos os casos confirmados desde o início deste mês de Julho.

Covid-19: Mais uma morte na Praia e 30 casos positivos em Santiago e São Nicolau

O fato mais marcante de hoje tem a ver com a morte de mais um doente no Hospital Agostinho Neto, na Praia, elevando para 22 o número de óbitos em Cabo Verde.

A informações foi avançada, em conferência de imprensa, por Artur Correia, que disse tratar-se de um homem de 53 anos que tinha alguns problemas psiquiátricos.
Segundo o Diretor Nacional de Saúde citado pela Lusa, o paciente chegou ao maior hospital ao final da tarde de quinta-feira já numa “fase complicada”, o que veio a impedir a sua recuperação, acabando por falecer na madrugada desta sexta-feira.
Questionado sobre os motivos que levaram o paciente a chegar tarde ao hospital, Artur Correia disse que há vários factores a ter em conta como causa dessa situação, nomeadamente um problema de estigmatização e medo de discriminação, mas também por falta de conhecimento ou descaso.

Os novos casos e evolução da doença

Em comunicado, o Ministério da Saúde e da Segurança Social (MSSS), informa dos resultados de hoje, com base nas 359 amostras processadas no dia 24 de Julho de 2020 no Laboratório da Virologia do mesmo ministério. Destas, precisa que 30 deram positivos: Praia 7, Ribeira Grande de Santiago 12, Santa Catarina de Santiago 2, Santa Cruz 2, São Miguel 2, São Salvador do Mundo 2 e Ribeira Brava de São Nicolau 3.
Conforme a mesma fonte, contabilizou-se ainda 66 doentes recuperados: Praia 29, Santa Catarina 10, São Salvador do Mundo 1, Tarrafal 2, Santa Cruz 5, S. Domingos 2 e Sal 17.

Com os 30 novos infetados de hoje, o país conta agora com 2.220 casos positivos acumulados. Para observadores atentos, esses dados contrairiam, no entanto, a informação parcial (últimas semanas) avançada pelo governo, segundo a qual a evolução da pandemia de novo coronavírus no arquipélago tende entrar na fase descendente neste momento – o cenário pode mudar se somarmos todos os casos confirmados desde o início deste mês de Julho.

Atendendo o quadro acima descrito, o Ministério da Saúde e da Segurança Social reforça o apelo para que as pessoas fiquem em casa e tomem os devidos cuidados para evitar a propagação do COVID-19.

Enfim, com a atualização dos dados feita hoje, Cabo Verde passa a contabilizar 980 casos ativos, 1.216 doentes recuperados, 2 transferidos, perfazendo um total de 2.220 casos positivos acumulados. Isto sem contar com 22 óbitos, incluindo a morte de um homem de 53 anos, registada, hoje, no Concelho da Praia.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project