ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19: Mais uma morte no Sal, 58 novos infetados em Cabo Verde e situação preocupante na Praia 05 Agosto 2020

A evolução epidemiológica em Cabo Verde conhece um novo capítulo, esta quarta-feira, com o registo de mais uma morte no Sal provocada pelo novo coronavírus, elevando para 27 o número de óbitos no país, e mais 58 novas infeções, aumentando o total para 2.689 infetados. Para as autoridades sanitárias, a situação é mais preocupante no concelho da Praia, onde se regista maior número de contagiados pela doença, face soretudo ao relaxamento por parte dos munícipes em cumprir as restrições impostas pelo governo, com destaque para o confinamento, o distanciamento físico e uso de máscaras.

Covid-19: Mais uma morte no Sal, 58 novos infetados em Cabo Verde e situação preocupante na Praia

Em conferência de imprensa para fazer o ponto de situação da pandemia de covid-19 em Cabo Verde, o diretor do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças informou que o óbito de hoje foi registado na ilha do Sal. Jorge Noel Barreto avançou tratar-se de um homem de 84 anos, que tinha um problema pulmonar. Revelou que, de acordo com as informações recebidas da delegacia de saúde local, o paciente estava internado há três dias e morreu nesta terça-feira,04, aumentando para 27 o total de óbitos no país devido ao novo coronavírus. Recorde-se que, de sábado para terça-feira, registou-se quatro mortes seguidas por Covid -19 no país (3 na Praia e um no Sal), o que dá uma média de um óbito por dia.

Diante de tudo isto, a Delegada da Saúde da Praia alertou, hoje, que a situação é preocupante na Capital ( com uma média de 25 infetados por dia), onde se regista mais de 58% dos casos positivos confirmados em Cabo Verde e as estruturas de saúde estão superlotadas de doentes em tratamento ou que procuram assistência médica - medicamentosa. Por considerar o covid -19 uma doença de comportamento, a Delegada de Saúde apela aos capitalinos para a mudança de comportamento, cumprindo as restrições impostas pelas autoridades sanitárias.

Conforme declarações à imprensa, a afinarem pelo mesmo diapasão temos os líderes comunitários, que apelam para o reforço da fiscalização pelas autoridades competentes, prontificando-se colaborar neste sentido, sobretudo com as equipas de trabalho no eterreno.

Referindo-se os 58 casos positivos de hoje, o Ministério da Saúde e da Segurança Social revela que resultaram de 298 amostras processadas nos laboratórios de virologia nas últimas 24 horas. Precisou que a maioria dos quais foi diagnosticada na ilha de Santiago (39), enquanto os restantes 19 foi contabilizada na ilha do Sal.

O comunicado do MSS avançou ainda que o país registou mais 25 pessoas recuperadas da doença nas últimas 24 horas, perfazendo um total acumulado de 1.955 doentes com alta hospitalar (72,7%).

Estatisticas oficiais sobre evolução da doença em Cabo Verde

Em termos estatísticos, Jorge Barreto revelou, no encontro com jornalistas, que,até às 15 horas de hoje, os pais tinha 705 casos ativos, sendo 520 na capital do país, o que dá uma media de 74% , estando ainda 419 pessoas em quarentena.

“Em relação ao número de produção dos dados até ontem, podemos dizer que o RT (grau de transmissibilidade de infeção ) na Praia é de 1,34, Sal 1,73, Santa Cruz 0,57, Santa Catarina de Santiago 1, 29 e Ribeira Brava em São Nicolau 1”, apontou.

Segundo a mesma fonte citada pela Inforpress, Cabo Verde regista 2.689 casos acumulados de infecção da covid-19, sendo que 58,2% desses casos estão na capital do país, 17,7% no Sal, 9,5% em Santa Cruz, 4,3% em Santa Catarina de Santiago e Boa Vista tem 2%.

“Os casos ativos representam 26,2%, a taxa de letalidade global (o número de mortes com covid-19 por 100 mil habitantes ) está em 1%, a taxa de pessoas que já tiveram alta é de 72,7% e 15 ( de um total de 22) concelhos já detectaram casos de infecção do novo coronavírus”, acrescentou, segundo ainda a Inforpress, o diretor do Serviço de Prevenção e controlo de Doenças do Ministério da Saúde e da Segurança Social.

Com os 58 casos de hoje, Cabo Verde passa a contabilizar 2.689 casos de covid-19, desde 19 de Março, dos quais dois doentes transferidos para os seus países, e 705 casos ativos (26,2%) e em seguimento institucional e domiciliar. O número de óbitos sobe para 27, incluindo o de ontem no Sal, sendo cerca de 20 dos quais no concelho da Praia.

A nível mundial, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 701 mil mortos e infetou mais de 18,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em África, há 21.050 mortos confirmados em mais de 976 mil infetados em 55 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia neste continente.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project