NOS KU NOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19: Nenhum doente internado precisou de ventiladores em Cabo Verde 10 Maio 2020

Nenhum dos doentes internados nos hospitais de Cabo Verde pela infeção do novo coronavírus precisou de recorrer aos ventiladores nos hospitais, disse hoje o diretor nacional de Saúde, no dia em que o país registou mais 10 casos positivos.

Covid-19: Nenhum doente internado precisou de ventiladores em Cabo Verde

"Neste momento, nenhum dos doentes internados no Hospital Agostinho Neto teve que se recorrer à ventilação mecânica. E em nenhuma outra estrutura de saúde. Felizmente", disse Artur Correia, na habitual conferência de imprensa, na cidade da Praia, para fazer o ponto de situação da covid-19 no país.

Num comunicado enviado hoje à imprensa, o Ministério da Saúde adiantou que até ao momento todos os casos ativos estão em isolamento institucional e "apenas um deles está a requerer algum cuidado mais diferenciado".

No encontro com a imprensa, o porta-voz do Governo informou que o país conta neste momento com um stock de pelo menos 18 mil testes de PCR (para diagnósticos da covid-19) e cerca de 30 mil testes rápidos (para detetar anticorpos), e que já começou a sua generalização em grupos específicos.

A nível nacional, Artur Correia disse que as autoridades de saúde já realizaram pouco mais de 700 testes rápidos, dos quais 400 na Praia, 200 na Boa Vista e cerca de 100 em São Vicente.

"Que nos permite abordar as pessoas que estão em quarentena nos hotéis, também nos permite fazer estudos e ver determinadas linhas de investigação, para esclarecer a origem dos casos", mostrou o responsável de saúde, adiantando que ainda esta semana vão ser iniciados estudos em alguns bairros identificados.

As informações foram avançadas no dia em que a cidade da Praia registou mais 10 casos positivos, elevando o total para 183, sete recuperados e um óbito.

Cabo Verde regista um total acumulado de 246 casos de covid-19, desde o primeiro em 19 de março, distribuídos pelas ilhas de Santiago (187), Boa Vista (56) e São Vicente (3).

Do total, 56 doentes são considerados recuperados, enquanto duas pessoas acabaram por morrer, uma na Praia e outra na Boa Vista.

Dois turistas estrangeiros também infetados regressaram aos países de origem, pelo que permanecem ativos em Cabo Verde 186 casos de covid-19, todos internados e em isolamento.

Nas ilhas de Santiago e da Boa Vista está em vigor o terceiro período de estado de emergência até às 24:00 de 14 de maio.

A cinco dias do fim desse período de exceção nessas duas ilhas, o diretor nacional de Saúde aproveitou para pedir reforço das medidas de prevenção e de proteção para que situação, sobretudo na cidade da Praia, não piore.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 279 mil mortos e infetou mais de quatro milhões de pessoas em 195 países e territórios. Mais de 1,3 milhões de doentes foram considerados curados. A Semana com Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project