Durante a cerimónia de entrega o representante da OMS em Cabo Verde, Hernando Agudelo, avançou que os donativos incluem aparelhos de oxigénio terapia, monitores, reagentes para laboratórios de virologia, computadores portáteis e acessórios que serão distribuídos aos hospitais e estruturas de saúde do país, avaliada em mais de 300 mil dólares (cerca de 24 mil contos).
Hernando Agudelo aproveitou a oportunidade para salientar que a OMS está a trabalhar no sentido de Cabo Verde adquirir a vacina no âmbito da iniciativa Covax, e mostrou a “total disponibilidade e abertura” em continuar a apoiar o Ministério da Saúde.
Por seu turno, o ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, enalteceu a “excelente cooperação” e o apoio da OMS, que desde a primeira hora ajudou o país a nível do laboratório, dos recursos humanos e equipamentos, sempre em concertação e necessidades do arquipélago.
Arlindo do Rosário avançou que brevemente será anunciada a chegada das primeiras vacinas no âmbito da plataforma Covax, e assegurou que o Governo esta a evidenciar todos os esforços para adquirir mais vacinas através de outras vias e vacinar 60 por cento (%) da população em menos de dois anos.
Asemana/Inforpress