INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19: Pai de 90 e filho de 70 anos salvaram-se e apelam "Usem a máscara por favor" 09 Setembro 2020

O caso raro de dois idosos a recuperarem da doença do coronavírus desperta a atenção também por ter tido lugar na Turquia, país que regista hoje (4ªfª, 9) um total de duzentas e oitenta mil (283.270) infeções e 6.782 óbitos causados pelo vírus detetado em Wuahn em dezembro de 2019, o que coloca este país euroasiático entre os 20 com mais casos a nível mundial.

Covid-19: Pai de 90 e filho de 70 anos salvaram-se e apelam

Segundo a agência oficial turca, Andalou, noticia hoje, Saban Sap, de noventa anos, e o filho Kurtes Sap, de setenta, residentes em Niksar, província de Toqat no norte da Turquia venceram a Covid-19, contra as estatísticas.

Ambos contraíram o vírus após serem visitados por familiares. Saban foi o primeiro a ser diagnosticado numa consulta de rotina. O filho sentiu dores de garganta e dirigiu-se ao hospital onde foi submetido ao teste que deu positivo.

O nonagenário esteve vinte dias hospitalizado e o filho cinco dias. Só então e concluídos os testes negativos da praxe tiveram alta.

Na ocasião foram entrevistados pelos media locais e pela agência Andalou. O pai expressou a sua "satisfação por estar vivo". E é com o saber da experiência-limite que deixou o conselho do título.

"Usem a máscara por favor", repetiu Kurtes Sap ao lado do pai. O septuagenário não tem dúvida de que "quem não usar a máscara vai passar por este calvário", além de que é real "o risco de transmissão do vírus a outras pessoas, como aconteceu conosco".

Kurtes relembrou a "dura experiência" que foi "como uma prisão para mim". É que além de estar preocupado com a sua própria situação, inquietava-se com o pai que, pela avançadíssima idade e comorbidade devido a uma doença renal grave, é ainda mais vulnerável.

"Estamos tão felizes agora que vencemos o coronavírus juntos", expressou emocionado.

Fontes: Andalou/OMS.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project