ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19/Parlamento: MpD diz que situação do país “é controlável” e que interpelação da oposição “é inoportuna” 12 Maio 2020

A líder parlamentar do Movimento para Democracia (MpD – poder), Joana Rosa, disse hoje que a situação epidemiológica da covid-19 em Cabo Vede está “controlável” e que a interpelação do PAICV (oposição) é “inoportuna”.

Covid-19/Parlamento: MpD diz que situação do país “é controlável” e que interpelação da oposição “é inoportuna”

A afirmação foi feita em conferência de imprensa, na Cidade da Praia, para o balanço das jornadas de preparação para a sessão parlamentar desta quarta-feira, onde haverá uma interpelação ao Governo, bem como a discussão de algumas propostas de lei.

Para Joana Rosa, caso não fossem tomadas medidas assertivas e atempadas para reduzir os efeitos no novo coronavírus na saúde pública, a situação era de descontrolo do ponto de vista sanitário.

A nível social, apontou que foram criados vários programas, nomeadamente o rendimento emergencial social e solidário, assim como outras medidas para fazer face ao confinamento das pessoas em casa.

Do ponto de vista económico, salientou que, tal como nos outros países que fecharam os voos internacionais, a pandemia teve os seus efeitos em Cabo Verde por ser país depende do turismo e dos serviços conexos.

“A interpelação do PAICV veio tarde porque as todas as medidas já foram tomadas e é “inoportuna” porque essa interpelação fazia sentido antes”, observou Joana Rosa.

Neste sentido, a líder parlamentar do MpD considerou que qualquer outra especulação que ser quer aproveitar de um momento de fragilidade das pessoas é contribuir de forma negativa para o seu combate.

Nesta sessão parlamentar de quarta-feira, além da interpelação ao Governo, os deputados vão discutir a proposta de lei que estabelece as bases do regime jurídico da criação, organização, desenvolvimento e funcionamento das Zonas Económicas Especiais e a Lei que institui a Zona Económica Especial Marítima em São Vicente.

A proposta de lei que aprova a Orgânica do Banco de Cabo Verde e a que estabelece as normas e os princípios pelos quais se rege a Central de Registo de Crédito, assegurada pelo Banco de Cabo Verde, foram retiradas. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project