ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19/Picos: PR reforça apelo à vacinação ciente de que o resultado da mesma vai permitir a retoma económica 13 Fevereiro 2022

O Presidente da República (PR), José Maria Neves, reforçou hoje o apelo à campanha da vacinação contra a covid-19, sobretudo dos “resistentes” e recomendou que é o resultado da mesma que vai permitir a tão desejada retoma económica.

Covid-19/Picos: PR reforça apelo à vacinação ciente de que o resultado da mesma vai permitir a retoma económica

José Maria Neves, que iniciou hoje a sua visita de três dias ao município de São Salvador do Mundo, um dos concelhos com baixa taxa vacinal, disse aos jornalistas que dedicou toda a manhã ao sector da saúde para apelar ao envolvimento de todos os cidadãos no combate à pandemia da covid-19, tendo em conta que ainda há muita resistência à vacinação.

O PR pretende com esta visita inteirar-se dos principais desafios deste município do interior de Santiago com uma reduzida base tributária e grande escassez de recursos, problemas que se agravam face aos efeitos da covid-19.

“É em tempos de pandemia que todos temos que envolver no combate, que não é só do Estado, que acredito fê-lo muito bem, disponibilizando testes, vacinas e apoios. Mas agora é tempo de todos fazermos a nossa parte para erradicarmos completamente este vírus do nosso seio”, concretizou o chefe de Estado.

Daí, reforçou mais uma vez o apelo à adesão à campanha de vacinação contra a covid-19 no País, sobretudo das “pessoas resistentes” e dos municípios com baixa taxa vacinal, da qual este concelho do interior de Santiago que visita faz parte, tendo já vacinado apenas 68, 4 por cento da população elegível com a primeira dose.

O mais alto magistrado da Nação lembrou que “a vacina é a única forma de proteger os outros e a nós próprios”.

Por isso, apelou ainda ao cumprimento das orientações das autoridades sanitárias, mormente lavagem permanente das mãos, uso da máscara e o distanciamento físico, para que, segundo ele, o País e São Salvador do Mundo possam conseguir os “ganhos necessários” para vencer esta pandemia.

“Acredito que, se conseguirmos eliminar o vírus do nosso seio e protegermo-nos, vai haver a retoma da economia, fazendo com que haja mais oportunidade de emprego e mais rendimento, e vamos poder combater a pobreza, desigualdades e outros fenómenos de exclusão social que existem e que se agravou com a seca e a pandemia”, vaticinou José Maria Neves.

O chefe de Estado, que esteve acompanhado do ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, e do presidente da câmara local, Ângelo Vaz, presenciou o arranque da campanha de vacinação contra a covid-19, numa tenda na praça ao lado da igreja e visitou a delegacia de Saúde dos Picos, no período da manhã.

Já no período da tarde, tem encontro marcado com associações comunitárias, líderes associativos e forças vivas desse município do interior de Santiago, onde a “ideia principal”, vincou, é “mostrar que o desenvolvimento depende de nós e que todos temos que ter uma atitude voltada para o mesmo”.

Esta segunda-feira, segundo dia, José Maria Neves começa o dia com uma visita de cortesia ao presidente da câmara local, Ângelo Vaz, para, de seguida, reunir-se com a equipa camarária e eleitos municipais.

Ainda no período de manhã, consta da agenda do mais alto magistrado da Nação uma visita às obras de construção do reservatório para adução de água em Leitão Grande/Picos Acima, uma conversa aberta com estudantes do 11º e 12º anos do Liceu Carlos Alberto Gonçalves.

Já à tarde, o Chefe de Estado vai participar na roda de conversa com associações comunitárias e juvenis da comunidade de Mato Dentu e arredores.

No terceiro e último dia, o chefe de Estado inicia o seu programa de visita com um encontro com jornalistas e outros profissionais de comunicação social para fazer o balanço dos 100 dias como Presidente da República.

Ao meio dia visita a FAMI-PICOS, para de seguida visitar os artesãos de pano de terra e de balaios e termina a sua visita no período da tarde com uma deslocação à comunidade de Faveta para contacto com a população local. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project