SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19/Porto Novo: Autoridades de saúde acreditam que vão cumprir meta de vacinar 70% da população até Dezembro 23 Julho 2021

O município do Porto Novo, Santo Antão, a manter o actual ritmo de vacinação, entre 250 a 300 pessoas por dia, espera cumprir a meta de vacinar, até finais do ano, 70 por cento da população elegível.

Covid-19/Porto Novo: Autoridades de saúde acreditam que vão cumprir meta de vacinar 70% da população até Dezembro

A garantia é do delegado de Saúde, Carlos Dias, que, em um encontro com a câmara do Porto Novo, conforme escreve Inforpress, informou que estão no terreno três equipas de vacinação, tendo já sido vacinadas mais de seis mil pessoas, 800 das quais com duas doses.

“Por dia, são vacinadas uma média de 250 a 300 pessoas, incluindo vacinação ao domicílio para acamados e deslocação, duas vezes por semana, de equipas de vacinação ao interior do concelho”, explicou o delegado de saúde, acreditando que, mantendo-se este ritmo e a média actuais de vacinação, “Porto Novo vai cumprir o objectivo de vacinar 70 por cento (%) da população elegível” até o final do ano.

Há, porém, “constrangimentos” que têm condicionado o processo, avança a fonte, nomeadamente a falta de técnico de laboratório e dificuldades na substituição de alguns profissionais de saúde com férias acumuladas e de se arranjar espaços para funcionamento das campanhas de vacinação após o arranque do ano lectivo.

O edil do Porto Novo diz que a câmara municipal pode disponibilizar condutores para substituir os afectados aos serviços de saúde que estão de férias, mostrando disponibilidade para ainda ceder espaços públicos para a campanha de vacinação, como o espaço jovem do Centro da Juventude, o jardim O Ninho e o estádio municipal.

Em relação à situação epidemiológica, o município, que registou nas últimas 24 horas mais seis casos positivos de covid-19, contabilizou, até agora, 941 casos acumulados, dos quais 894 recuperados, 40 casos activos e sete óbitos.

As autoridades de saúde garantem que a “tendência actual é de redução do número de novos casos”, situando-se a média do mês de Junho à volta de quatro casos diários, contra seis casos em Junho, cita Inforpress.

A Delegacia de Saúde do Porto Novo exorta os porto-novenses a cumprirem as regras de segurança sanitárias, a seguir as orientações das autoridades sanitárias em vigor, nomeadamente, o uso de máscara, a desinfecção constante das mãos e o distanciamento social.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project