ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19/ Praia: Presidente da câmara da Praia contra prorrogação do estado de emergência 10 Maio 2020

O presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos, disse hoje à Inforpress ser contra a prorrogação de mais um período do estado de emergência no concelho da Praia, que já regista 183 casos de covid-19.

Covid-19/ Praia: Presidente da câmara da Praia contra prorrogação do estado de emergência

Cabo Verde já vai no terceiro período de estado de emergência, sendo o último declarado pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, no passado dia 01 de Maio, apenas nas ilhas da Boa Vista e de Santiago, por mais 12 dias, a vigorar desde 00:00 de 03 de Maio até às 24:00 de 14 de Maio.

Na recta final deste período, Óscar Santos disse que a sua posição é a de que o estado de emergência não deve continuar, uma vez que, praticamente, em todos os países a média de estado de emergência dura cerca de 40 a 45 dias, mas a cidade da Praia já caminha para 47 dias.

Para o autarca, após este período, o Governo deve manter “um conjunto de medidas restritivas”, sobretudo para que continuem nesta luta, e desta forma permitir que alguma actividade económica possa ser retomada na capital do País.

Óscar Santos reconheceu que a situação económica da Câmara Municipal da Praia é “muito complicada”, visto que a autarquia encontra-se “praticamente 40 dias sem cobrar as receitas”, mas a “pagar os funcionários em casa sem produzir nada”.

“Convém que alguma actividade económica retome, embora com alguma limitação”, concretizou a mesma fonte que lembrou que O Governo vai definir um novo quadro e a partir desse quadro a câmara municipal vai actuar em conformidade com essas orientações, a partir do dia 14.

“Mas, nesta presente conjuntura, acho que já está bom de estado de emergência”, clarificou.

A não prorrogação de estado de emergência, acentuou, vai também trazer “algum fôlego” a algumas actividades económica não essenciais, nomeadamente a construção civil, que emprega muitas pessoas, e apresenta um peso na produção de riqueza nacional, por volta de oito a dez por cento (%).

Ciente de que os meios de transporte público são um meio fácil de transmissão do vírus, Óscar Santos reafirmou que a sua posição é a de que estes devem funcionar com algumas limitações, ou seja reduzir a sua capacidade para 50%, distanciamento social e higienização permanente.

“Esse quadro vai continuar durante o mês de Maio e Junho, portanto não tenho dúvida de que só assim que vamos conseguir combater essa pandemia. Vamos retomar aos poucos e Deus queira que antes do final do ano tenhamos uma solução, como a produção de vacina, para combater de forma definitiva a covid-19”, perspectivou.

O presidente da Câmara Municipal da Praia aproveitou para apelar a colaboração de todos os praienses nesta luta e que respeitem todas as medidas de restrições, pois, a seu ver, essa luta está nas mãos de cada um.

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, escreveu na sua página na rede social Facebook que manteve um encontro, no dia 07, com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que durou cerca de uma hora, no qual abordaram a execução do estado de emergência nas ilhas de Santiago e da Boa Vista e das medidas ditas de «pós-emergência» nas restantes ilhas, para além da troca de impressões sobre o pós-dia 14 nas duas ilhas mencionadas onde ainda vigora o estado de excepção.

“Antes do dia 14 terei uma reunião de avaliação com o Governo e, eventualmente, outras autoridades ligadas à saúde”, informou.

O concelho da Praia registou hoje mais dez novos casos de covid-19, elevando para 246 casos positivos acumulados em Cabo Verde.

O País registou até este momento 56 recuperados e dois óbitos, sendo um turista inglês, de 65 anos, na Boa Vista, e uma idosa de 92 anos, na cidade da Praia. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project