ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19: Presidente da República diz que as respostas dos testes de PCR vão passar a ser conhecidas via plataformas digitais 29 Setembro 2020

O Governo vai criar até final desta semana as condições para que as pessoas possam conhecer o resultado do teste da covid-19 via plataformas digitais, reduzir o tempo de resposta do diagnóstico e ainda vai massificar os testes.

Covid-19: Presidente da República diz que as respostas dos testes de PCR vão passar a ser conhecidas via plataformas digitais

Essas são algumas das informações que o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, transmitiu ao chefe de Estado, Jorge Carlos Fonseca, durante o Conselho da República, órgão político de consulta do Presidente da República, que esteve reunido hoje com a situação epidemiológica do país, no tocante a saúde, a economia e a educação, em análise.

No final desta reunião, que durou mais de seis horas, segundo informa a inforpress, o chefe do Estado disse à imprensa que em algumas ilhas como São Vicente, Santo Antão, Boa Vista, Fogo e São Nicolau, a situação está sob controlo restrito, e na ilha do Sal também tem havido uma evolução positiva.

Já na cidade da Praia ainda se regista um aumento de casos o que, a seu ver, deve merecer uma “atenção especial”, o que implica vários tipos de acções, como reforço das medidas de vigilância, encerramento das praias, mais fiscalização e outras medidas de curto prazo.

Uma delas passa pelo esforço de massificação dos testes para que se possa ter uma ideia mais precisa da situação da epidemia no país e, em particular no concelho da Praia, redução do tempo de comunicação dos resultados do teste de RT-PCR (Real Time Polymerase Chain Reaction).

Segundo o presidente da República, em pelo menos 54 por cento (%) dos casos, bem mais de 72 horas entre a realização do teste e dos resultados, tem efeitos negativos, nomeadamente de propagação do vírus, isto porque nem sempre as pessoas que aguardam os resultados e nem todos os contactos mantêm-se em isolamento.

Conforme disse, tomou conhecimento, “com satisfação”, de um conjunto de medidas que vão encurtar esses espaços de tempo e, sobretudo, também medidas que implicam que as pessoas não têm que se dirigir ao local que realiza os testes para ter conhecimento dos resultados.

“A informação que o Conselho da República tem é que ainda até fim desta semana serão criadas as condições para melhorar esses dois aspectos, que é ter conhecimento dos resultados dos testes no próprio domicílio, através de plataformas digitais, telemóveis, e redução do tempo de conhecimento dos resultados dos testes”, avançou.

O Conselho da República analisou ainda a situação económica e o regresso às aulas no País diante desta situação de aumento de casos do novo coronavírus.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project