ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19: Primeiro-ministro garante que País está “bem abastecido” de medicamentos e equipamentos de proteção 31 Mar�o 2020

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, garantiu, hoje, que o País encontra-se “bem abastecido e preparado para a contingência”, no que se refere aos medicamentos e equipamentos de protecção individual para fazer face à pandemia da covid-19.

Covid-19: Primeiro-ministro garante que País está “bem abastecido” de medicamentos e equipamentos de proteção

Segundo a Inforpress, o chefe do Governo, que falava aos jornalistas no final de uma visita às empresas Inpharma e Emprofac, de produção e distribuição de medicamentos e produtos farmacêuticos, adiantou que o País dispõe de “estoque suficiente” para acomodar a situação actual.

Contudo, salientou que o País e todo mundo está perante uma crise em que as variáveis se alteram de um momento para o outro, daí defender a necessidade de se adaptar a cada momento para dar respostas às necessidades.

“É o que está a acontecer em vários países do mundo. Daí que temos que estar em condições também de adaptar permanentemente e dar respostas e assegurar que não falte nem equipamentos e medicamentos e nem aquilo que são os essenciais em termos de consumíveis para este período”, disse o PM citado pela Inforpress.

Neste sentido, Ulisses Correia e Silva congratulou-se com a produção local de gel desinfectante pela Inpharma, que, conforme indicou, está a disponibilizar no mercado quantidade necessária do produto nesse período em que há muita procura.

“Quero ressaltar esta vertente de produção interna desde o produto em si, mas também a embalagem o rótulo envolvendo algumas indústrias”, realçou o primeiro-ministro.

Desde semana passada que a Inpharma iniciou a produção local do álcool gel, considerado um dos produtos essenciais no combate à disseminação do novo coronavírus, que provoca a covid-19.

A directora-geral da Empresa de Produção de Medicamos e Produtos Farmacêuticos (Inpharma), Elisete Mascarenhas Lima, adiantou que neste momento a empresa dispõe de capacidade e de matéria-prima para a produção de pelo menos 18 mil unidades, totalizando cerca de nove mil litros de álcool gel.

“Neste momento temos a capacidade para produzir 18 mil unidas e estamos a desenvolver esforços com os nossos parceiros internacionais para reforçar a quantidade das matérias-primas que são matérias-primas que usamos na produção de outros medicamos”, reforçou a mesma fonte.

Trata-se, continuou, de um produto que não era comercializado nesse circuito, que a Inpharma não produzia, mas que tem capacidade para o fazer e graças a matérias-primas que tem no Pais para outros produtos permitiu-lhe de imediato desenvolver esforços e produzir esse produto e dar resposta ao País.

Da parte a Emprofac, empresa que importa e comercializa, o presidente do conselho de administração, Gil Évora, considerou que a importadora está “um pouco condicionada pelo mercado exterior”, tendo em conta a situação que está a ser vivida pelos países fornecedores e o corte nos transportes aéreos.

Entretanto, indicou que o País dispõe de uma “certa quantidade” quer de máscaras e de outros equipamentos de proteção individual, como batas, sapatos e do próprio álcool que agora é produzido localmente.

Segundo ainda a Inforpress, Gil Évora precisou que a empresa fez uma encomenda de 300 mil máscaras, tendo já recebido dois lotes de 20 mil cada, devendo ao longo desta semana receber outra parte, que vai sendo distribuída de forma racionalizada às farmácias, por forma a abrigar também a venda racionalizada, para o abastecimento do mercado até final de Abril e início do mês de Maio.

“Nós temos muita procura por parte das instituições do Estado que querem o álcool gel para os funcionários e temos distribuído os fracos de um litro e para as farmácias temos distribuído os fracos mais pequenos”, disse, indicando que o produto vai ser distribuído para todas ilhas.

Cabo Verde registou até este momento seis casos de Covid-19 e uma morte. O país encontra-se em estado de emergência, conclui a fonte referida.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project