ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19: Projecto sobre capacidade de resposta e recuperação das empresas à crise apresentado na Praia 08 Junho 2020

O projecto “Covid-19 – resposta e recuperação da crise para micro, pequenas e médias empresas em Cabo Verde”, medida rápida ao impacto económico da crise da covid-19, será lançado oficialmente hoje, na Cidade da Praia.

Covid-19: Projecto sobre capacidade de resposta e recuperação das empresas à crise apresentado na Praia

De acordo com uma nota de imprensa do Gabinete de Comunicação da União Europeia (UE), o projecto tem uma duração de dois anos e será implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, (PNUD).

“Face à solicitação oficial do Governo de Cabo Verde de apoio para resposta imediata à crise causada pela Pandemia, o PNUD e a União Europeia concordaram em adaptar parte do projecto existente ao novo contexto e desenvolveram, em estreita consulta com o Governo, a actual versão do projecto, que providencia uma resposta rápida ao impacto económico da crise da covid-19”, lê-se na nota.

De acordo com o comunicado, o projecto, financiado pela UE, está estimado em cerca de cinco milhões euros, e o mesmo foi assinado inicialmente a 13 de Março deste ano entre a UE e o PNUD, poucos dias antes do registo de casos da covid-19.

O mesmo assenta em dois eixos estratégicos sendo a assistência de emergência e a recuperação económica e o apoio às Micro, Pequenas e Médias empresas (MPME) a médio prazo, com o objectivo de estimular o processo de recuperação económica e estabelecer as bases para tornar as empresas e a economia mais resilientes a longo prazo.

Ainda conforme a mesma fonte, o objectivo dessa avaliação, em coordenação com outras actividades de avaliação socioeconómica, é estabelecer um plano de acção que ofereça orientações sobre as reformas institucionais necessárias e outras políticas específicas para as MPME.

Por outro lado, conforme o documento, a avaliação também determinará as necessidades de capacitação das MPME e dos trabalhadores do sector informal, particularmente no que diz respeito aos planos de negócios e literacia financeira.

A UE informou ainda que serão também providenciadas outras formações, em conjugação com os cursos já disponibilizados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), e será implementado um esquema simplificado de certificação para garantia da qualidade.

O acto do lançamento contará com a presença do secretário de Estado das Finanças, Gilberto de Barros, da embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Sofia Moreira de Sousa, e do representante interino do Escritório Conjunto do UNDP, UNFPA e UNICEF em Cabo Verde, Opia Kumah.

De acordo com os dados de domingo, 07, Cabo Verde tinha registado mais 12 casos positivos da covid-19, sendo 11 na Praia e um na Boa Vista, que regista um caso positivo 40 dias depois, perfazendo um total de 554 infectados, cinco mortes e 240 recuperados. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project