SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19/ Sal: Primeira fase de vacinação contempla 150 profissionais da saúde 25 Mar�o 2021

A primeira fase da vacinação de profissionais de saúde, entre público e privado, contra a covid-19 terminou, esta segunda-feira, 22, com cerca de 150 vacinados, com a vacina Pfizer.

Covid-19/ Sal: Primeira fase de vacinação contempla 150 profissionais da saúde

Foram quatro dias de vacinação dos profissionais da saúde na ilha turística, iniciado sexta-feira até segunda-feira, 22, do Hospital Ramiro Figueira, da Delegacia de Saúde e clínicas privadas.

Os profissionais da saúde, os da linha da frente, sobretudo do Banco de Urgência e os que têm contacto directo com pacientes de covid-19, foram os primeiros a serem imunizados, tendo no Hospital Ramiro Alves Figueira sido vacinados 78 pessoas.

A directora do Ramiro Alves Figueira, Cláudia Silva, explicou em declarações à Inforpress que o processo de vacinação “correu bem”, não obstante a resistência de alguns profissionais, mas a maioria foi vacinada, conforme assegurou.

Segundo a médica, os profissionais a quem foram aplicados a primeira dose da vacina Pfizer “estão bem”, queixando-se apenas de sintomas leves como dor de cabeça, dor no local, porém “nada de grave”.

“Efeitos colaterais considerados normais depois de vacinação”, tranquilizou.

Para Cláudia Silva a chegada da vacina ao País é um sinal de esperança, anotando que as pessoas já estão ansiosas para a toma da segunda dose, o que permitirá “maior protecção”.

“Tendo em conta a evolução do vírus, cuja propagação tem aumentado significativamente na ilha… a vacinação dos profissionais que estão na linha da frente, que todos os dias lidam com pessoas com covid-19, permite a sua imunidade salvaguardando a vida, a dos seus familiares e não só”, observou a médica.

Depois da vacinação desses profissionais da área, seguem-se a vacinação, nomeadamente dos doentes crónicos e vulneráveis, idosos, também o pessoal da Protecção Civil, forças de segurança nacional, até chegar à população.

Cabo Verde recebeu 24 mil doses da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca e 5.850 da Pfizer, prevendo o Governo cobrir 70% da população.

Asemana/Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project