CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Covid-19 - São Filipe com mais de 80 casos recuperados na segunda-feira 17 Novembro 2020

O município de São Filipe da ilha do Fogo registou esta segunda-feira, 16, mais 83 recuperados da Covid-19, entre as pessoas que se encontravam em isolamento institucional e domiciliar, de acordo com o Ministério da Saúde e da Segurança Social, através do boletim epidemiológico.

Covid-19 - São Filipe com mais de 80 casos recuperados na segunda-feira

Conforme escreve a Inforpress, além de São Filipe, o município de Santa Catarina do Fogo registou cinco casos recuperados e dois novos casos positivos, na sequência do processamento de dez amostras para testes PCR.

Nessa segunda-feira, a equipa multidisciplinar criada para “atacar a pandemia” com trabalhos bem definido, quer de sensibilização, como de seguimento dos casos positivos e dos contactos diretos e das pessoas que aguardam pelos resultados, reuniu-se para definir estratégia de intervenção para esta semana.

Segundo a mesma fonte, nas primeiras semanas a evolução dos casos era lenta, mas a partir da semana, conhecendo um incremento a partir da semana de 26 de Outubro a 01 de Novembro, sendo que o pico foi registado na semana de 02 a 08 de Novembro com um total de 161 casos positivos a nível do município.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, o município de São Filipe contabiliza. neste momento, 705 casos acumulados, sendo a maioria, 373 do sexo feminino e 332 do sexo masculino, sendo que a maioria dos infectados situa-se na faixa etária entre os 31 e os 40 anos.

“Os bairros III Congresso, com 144 casos acumulados, até o da 15 de Novembro, Santa Filomena 87, Beltches 82, Lém (incluindo Lém de baixo, de meio e de cima) com 46, Achada São Filipe 31, Fonte Aleixo 41, Pé de Campo 39 os bairros da cidade com maior número de casos acumulados, assim como os de Terra Branca e Cobom/Fonte Aleixo, mas as zonas do interior, como Pedro Homem e Patim, preocupam as autoridades sanitárias devido ao número elevado de casos de infecção”, cita a Inforpress, acrescentando que em óbitos, o município de São Filipe registou quatro, uma mulher e três homens, representando uma taxa de 0,6% dos 705 casos acumulados registado até o dia 15 de Novembro.

No seu todo, a ilha do Fogo passa a contabilizar 932 casos acumulados da Covid-19, desde o surgimento do primeiro caso a 17 de Agosto, sendo 192 dos Mosteiros, 705 de São Filipe, e, 35 em Santa Catarina, com um total de seis óbitos, distribuídos pelos municípios dos Mosteiros (01), Santa Catarina (01) e São Filipe (04). “Neste momento a ilha conta com pouco mais de 40 casos activos, distribuídos por São Filipe com 29, Mosteiros com 11 e Santa Catarina com quatro casos ativos”, diz a Inforpress.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project